Notícias

Na hora de escolher quais árvores plantar, opte por espécies nativas da sua região

Compartilhe:     |  11 de novembro de 2020

Muitas pessoas querem saber quais são as árvores que mais atraem pássaros quando pensam em plantar ou renovar o jardim. A resposta começa pela escolha de árvores nativas, que pela origem na região, vai naturalmente atrair os pássaros deste local.

Mas como o Brasil é um país enorme, não basta que as árvores sejam nativas do país, mas sim originarias daquele bioma.

O pica-pau pode ser encontrado inclusive em áreas urbanas. Foto: Pixabay

Assim, árvores do Cerrado, atraem pássaros do Cerrado e árvores da Mata Atlântica, atraem pássaros da Mata Atlântica. Não adianta plantar uma árvore da região dos Pampas no Nordeste. Os pássaros de lá, vão achar os frutos produzidos por esta árvore, um tanto “exóticos” e provavelmente não irão se alimentar deles. Plantar uma árvore do pantanal em um jardim da região Sudeste não vai fazer algum Tuiuiú aparecer.

Atenção com espécies exóticas!

Em relação às espécies exóticas, de outros países, é importante ter muita atenção, pois algumas podem trazer riscos para a fauna e flora locais.

É o caso da árvore conhecida como Bisnagueira de origem africana que tem sido banida da arborização urbana de diversas cidades do sul do país, por sua toxicidade. Outra árvore bastante prejudicial é a Neve da Montanha, que apesar de ser linda quando está florida, pode ser tóxica para as aves.

As aves retribuem o carinho

Quando desejamos um jardim que atraia pássaros, temos ainda um duplo benefício. Enquanto comem, as aves dispersam sementes e distribuem pólen das flores para garantir a reprodução das plantas, disseminando mudas na região.

Os pássaros também comem insetos e ajudam no equilíbrio biológico natural. Foto: Pixabay

Contudo, cada ave tem sua preferência alimentar. Para uma variedade de espécies também é preciso diversificar as árvores. Da mesma maneira, distribuir o florescimento das plantas durante o ano, ajuda a atrair vários tipos de pássaros ao longo dos meses.

Como as aves têm o sistema olfativo pouco desenvolvido, as flores perfumadas não ajudam na atração delas. Em compensação, grandes inflorescências vermelhas e amarelas costumam chamar muito a atenção de pássaros.

Diferentes árvores e diferentes pássaros

Confira abaixo a listagem de árvores e os principais pássaros atraídos por elas.

As mudas destas árvores são encontradas com facilidade nas suas regiões de origem. Fonte: Jardim Sustentável

Porém a variedade das espécies atraídas pode ser muito maior. Isso ocorre devido aos espaços dedicados a plantios de árvores serem cada vez mais escassos, principalmente nos centros urbanos.

Vamos escolher nossas árvores nativas e encher nosso bairro de verde e aves?



Fonte: CicloVivo - Por Marli Kuhnen | Jardim Sustentável



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais