Notícias

Não jogue fora: veja o que fazer para reaproveitar a esponja de lavar louça

Compartilhe:     |  11 de novembro de 2020

Como esponja de lavar louça, ela tem uma vida útil muito curta, mas sabia que a famosa “buchinha” tem muitas outras utilidades? Veja o que fazer com a esponja sintética e não jogue fora.

As esponjas de poliuretano são utilizadas comumente para lavar louças e para limpar outras superfícies domésticas. No entanto, elas acumulam muitas bactérias e, por isso, precisam ser substituídas com uma certa frequência.

esponja de lavar louças é o objeto mais sujo da cozinha

Mesmo sabendo dos riscos de contaminação, muitas pessoas utilizam as esponjas sintéticas até elas ficarem fininhas e desgastadas. O problema é que os pedaços dela vão para o ralo da pia, poluem a rede de esgoto e prejudicam o meio ambiente.

O ideal é que as esponjas sejam trocadas a cada três semanas ou sejam usadas por no máximo um mês. Contudo, podemos aproveitar a esponja sintética por mais tempo na cozinha, se seguirmos algumas recomendações de higiene descritas na própria embalagem.

Faça a esponja durar mais

Para prolongar um pouco mais a durabilidade da esponja de poliuretano, podemos fervê-la em uma panela com água, deixar de molho com água sanitária ou mesmo colocar no microondas por 2 minutos. Esse último passo é um pouco mais perigoso, pois se a esponja estiver seca, pode pegar fogo (o ideal é colocá-la molhada).

De qualquer forma, chega um momento em que a esponja não serve mais para limpar, então, o que devemos fazer com ela?

Reciclar também é difícil, pois o processo que faz com que ela vire uma esponja não permite reaproveitar a matéria-prima. Porém, é possível reaproveitá-la de diversas maneiras e é isso o que queremos mostrar aqui.

Não jogue fora: veja o que fazer com a esponja de lavar louça

Ao invés de jogar sua “buchinha” no lixo, veja quantas outras utilidades a esponja de cozinha pode ter.

Na jardinagem

Justamente pelo fato de reter água, a esponja também é muito útil na jardinagem. Podemos cortar algumas tiras e colocar ao redor dos vasos para reter a água dos pratinhos, evitando também a proliferação de doenças como a dengue, por exemplo.

Assista o vídeo e veja como é fácil fazer:

Quando cortadas em pedacinhos menores, podemos também misturar na terra que será utilizada para plantar. Dessa maneira, a esponja fará com que a terra fique sempre aerada e úmida, sem deixar a planta encharcada.

Separamos também um vídeo que mostra como fazer:

Outras ideias interessantes para reutilizar a esponja

Enfim, são inúmeras as utilidades que podemos dar para a esponja sintética depois que ela perde sua função principal.

Mas, se nenhuma delas te convencer e mesmo assim optar por descartá-la, faça isso de maneira correta e consciente.

Reciclagem de esponjas

Algumas empresas investem na reciclagem para transformar determinados produtos em outros diferentes. No caso das esponjas, elas passam por um processo que as transforma em um material chamado “pellet”, que é utilizado para produzir bancos, lixeiras e até pisos específicos.

TerraCycle, por exemplo, possui um programa de coleta de esponjas destinadas à reciclagem.

Essa campanha consiste em incentivar as pessoas a descartarem corretamente as esponjas e, para isso, a TerraCycle disponibiliza até a etiqueta para onde deverá ser encaminhado todo o material coletado.

Veja o vídeo que explica exatamente o que fazer:

Viu só quanta utilidade podemos dar para a boa e velha buchinha?

Todas essas soluções são idealizadas pensando na conservação do meio ambiente e em economia.

Bucha vegetal

Além de tudo isso que falamos aqui, temos também mais uma sugestão para dar: troque a esponja sintética pela bucha vegetal. Ela não acumula bactérias, pode ser descartada no lixo comum e funciona tão bem quando as “amarelinhas”. Faça o teste e colabore com o bem estar do planeta!



Fonte: Greenme - Eliane A Oliveira



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Saúde pet: entenda o perigo de uma alimentação incorreta para cães e gatos

Leia Mais