Trilhas da Paraíba

Nas trilhas da Paraíba é possível encontrar vários destinos turísticos

Compartilhe:     |  5 de janeiro de 2020

Resultado de imagem para lajedo pai mateusNa Paraíba, a população não precisa ir muito longe para aproveitar o tempo livre e se divertir em localidades paradisíacas e com diversas opções de lazer.

Cariri

Lajedo do Pai Mateus

O Lajedo de Pai Mateus é uma formação rochosa localizada na cidade de Cabaceiras, no Cariri da Paraíba, a 180 km da Capital. Com uma paisagem ímpar, o local é composto por grandes pedras de formatos variados que chegam a pesar 45 toneladas e se destacam sobre a vegetação escassa. Em algumas pedras são encontradas pinturas rupestres atribuídas aos índios cariris, que viveram na região há cerca de 12 mil anos.

Há uma lenda de que um ermitão curandeiro (Pai Mateus) viveu naquela região em meados do século 18, habitando o lajedo. Muitas pessoas teriam o procurado para se consultar. Ele não cobrava dinheiro em troca das supostas curas, apenas comida.

O lajedo fica na Zona Rural de Cabaceiras e está situado em uma propriedade particular. Para chegar à cidade, conhecida como ‘Roliúde Nordestina’, pois sediou a gravação de diversos filmes, o turista pode se dirigir pelas rodovias PB-148 ou PB-160.

Foto: Lajedo se destaca pelas formações rochas
Créditos: Antônio David/Secom-PB

Sertão

Vale dos Dinossauros

O Vale dos Dinossauros, localizado na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, a 438 km de João Pessoa, é um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, com mais de 50 tipos de pegadas de animais que viveram no local entre 250 e 65 milhões de anos atrás. Os registros estão espalhados por toda bacia sedimentar do Rio do Peixe, em uma extensão de 700 km². A unidade de conservação é visitada por centenas de turistas vindos das mais variadas partes do mundo, que podem ter acesso a um centro de visitação que conta com passarelas e um mirante. Para chegar à cidade de Sousa, o turista pode seguir, a partir do Litoral, pela rodovia BR-230.

Resultado de imagem para vale dos dinossauros em sousa

Foto: Vale dos Dinossauros, em Sousa

Créditos: Divulgação


 

 

 



Fonte: Portal Correio



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Educação canina para iniciantes: 5 dicas

Leia Mais