Trilhas da Paraíba

Nas trilhas ecológicas de Nazarezinho

Compartilhe:     |  3 de novembro de 2020

O município de Nazarezinho, localizado à oeste do Estado, a quatrocentos e cinqüenta quilômetros de João Pessoa, pode ser considerado uma das trilhas ecológicas da Paraíba.

Nazarezinho limita-se com os municípios de Cajazeiras (26 km), São José de Piranhas (30 km), Carrapateira (14 km), Aguiar (27 km), São José da Lagoa Tapada (18 km), Sousa (20 km), Marizópolis (11 km) e São João do Rio do Peixe (25 km).

A cidade apresenta um clima semi-árido, quente e seco e é banhado pelo Riacho da Égua Russa e pelo Rio Piranhas. A temperatura média anual desse município oscila em torno de 27°C. O município possui um grande potencial para o turismo ecológico e é cercado por uma exuberante vegetação de Caatinga.

Em Nazarezinho vamos encontrar o Pico do Serrote, um monumento natural, onde uma pedra gigante parece se equilibrar sobre outra, o Olho D´água, uma piscina natural, onde a água parece jorrar das pedras que a cercam e a Laje do Canção que encanta os olhos dos que vão se refrescar em suas águas.
Resultado de imagem para Nazarezinho PB
A cidade ainda tem como atrativo a Casa do Jacu, casebre onde morou o temido cangaceiro Chico Pereira.

A história do município começou na primeira metade do século XIX, sua emancipação proporcionou-se no dia 22 de dezembro de 1961, sendo sua instalação no dia 29 de dezembro de 1961.

O povoado de Nazarezinho teve início na Fazenda Picos pertencente à Francisco Lins de Albuquerque. O mesmo nasceu em Pernambuco, porém, foi atraído pela presença de um parente, Luiz Gomes de Albuquerque, que era sesmeiro das terras conhecidas na época como Lagoa de São Francisco. O local passou a se chamar Nazareth do Pico, isso porque, o povoado se concentrou nas proximidades do Serrote do Pico, as margens direitas do Rio Piranhas.

Posteriormente, para atender as necessidades do povoado, Joaquim José Gonçalves Braga doou um terreno para a construção da Capela que teve como Padroeiro São Sebastião. Depois, um missionário católico mudou a denominação para Vila de Nazaré e hoje Nazarezinho.



Fonte: Espaço Ecológico



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinária dá dicas para cuidar da saúde dos olhos de animais domésticos

Leia Mais