Notícias

NASA encontra moléculas de água em movimento na Lua

Compartilhe:     |  13 de março de 2019

Uma nave da Nasa, a Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), encontrou moléculas de água em movimento na Lua. Agora, os pesquisadores acreditam ter achado uma fonte de água mais sustentável do que se acreditava até o momento. Um artigo sobre a descoberta foi publicado na revista científica Geophysical Research Letters.

As moléculas só foram encontradas graças ao uso de um novo instrumento especializado em detectar água, o Lyman Alpha Mapping Project (LAMP) — um tipo de espectrógrafo ultravioleta construído para mapear reflexos ultraleves de comprimento de onda na superfície lunar.

Kurt Retherford, cientista do Southwest Research Institute, explica: “Recentemente, convertemos o modo de coleta de luz do LAMP para medir sinais refletidos no lado claro da Lua com mais precisão, o que nos permite rastrear mais meticulasamente onde a água está e quanto dela está presente”.

Antes das imagens obtidas pela nave da NASA, os pesquisadores acreditavam que a Lua era, em sua maior parte, árida — com a presença de água apenas em algumas crateras do território, nas proximidades dos pólos.

“Este é um resultado importante sobre a água lunar, um tema que vem se tornando mais relevante na medida em que o programa espacial volta a se focar na exploração lunar”, afirma Retherford.



Fonte: Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Entenda a Gravidez Psicológica em Cadelas!

Leia Mais