Notícias

Nasa investiga a mudança de cor do Polo Norte de Saturno

Compartilhe:     |  27 de outubro de 2016

Os cientistas da Nasa deram início a pesquisas para saber o que ocasionou a mudança de cor no Polo Norte de Saturno nos últimos quatro anos. Foto feita pela sonda Cassini, em novembro de 2012, mostrou a região com tons de azul e cinza. Já no segundo registro, feito em setembro deste ano, o polo aparece dourado.

Mudança de cores na região norte de Saturno, entre novembro de 2012 e setembro de 2016

Imagens divulgadas pela Nasa com a variação de tonalidades da região (NASA/Divulgação)

A primeira hipótese levantada pelos pesquisadores da agência espacial é que o fenômeno estaria relacionado com a mudança de estações do ano em Saturno e às nuvens que encobrem a região, de intrigante formato hexagonal – é o chamado Hexágono de Saturno.

Durante o último inverno no planeta, que foi de 1995 a 2009 – Saturno leva 29 anos para dar a volta no Sol, a atmosfera ficou relativamente livre de aerossóis [pequenas partículas suspensas no ar] produzidos por reações fotoquímicas. Os tons de cinza e azul registrados em 2012 refletem este fenômeno. Com a proximidade do verão, que começará em maio de 2017, a atmosfera polar é aquecida gradativamente e se formam novamente as gotículas, de que resulta o tom dourado fotografado em 2016.

Para os cientistas, as reações fotoquímicas estariam acontecendo dentro do hexágono. O seu formato, aparentemente simétrico e descoberto há mais de três décadas, estaria dificultando a entrada de outras partículas produzidas fora deste local. Isto tornou o Polo Norte nebuloso e amarelado.



Fonte: Veja



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais