Notícias

Nasa lança balão de superpressão em Wanaka, na Nova Zelândia

Compartilhe:     |  18 de maio de 2016

A Nasa lançou com sucesso um balão de superpressão, em Wanaka, Nova Zelândia, nesta terça-feira (17). O lançamento marcou a quinta tentativa de colocar o objeto no ar – após as outras serem frustradas pelo mau tempo. O objetivo da missão é coletar informações a partir da camada mais alta da atmosfera, perto do limiar do espaço, por mais de 100 dias – um recorde para o experimento.

Com um volume de 532 mil metros cúbicos, o balão ficará a uma altitude de 33,5 km do nível do mar. A expectativa é que ele possa dar uma volta no globo, em latitudes médias do hemisfério sul, com as da Argentina e África do Sul, entre uma e três semanas, dependendo da velocidade do vento na estratosfera.

A capacidade do balão de voar por longos períodos, com altitude constante, é importante para o fornecimento de informações sobre o ambiente atmosférico mais alto, sem os custos exorbitantes de foguetes.

O recorde atual para um voo de balão de superpressão é de 54 dias. O lançamento de terça-feira foi a segunda tentativa efetiva da cidade de Wanaka. O primeiro lançamento ocorreu 27 de março de 2015, voando 32 dias, 5 horas, e 51 minutos.



Fonte: G1



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais