Notícias

Nível dos mares tem aumentado mais rápido; índice é 2,5 vezes maior do que durante o século passado

Compartilhe:     |  18 de janeiro de 2015

Um dos sinais mais conhecidos do aquecimento global, o aumento do nível do mar está ocorrendo a uma velocidade 2,5 vezes maior do que durante o século passado. Pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) calculam que, desde 1990, os oceanos crescem até 3 milímetros por ano — e este índice será ainda mais grave sem ações de combate às mudanças climáticas.

Segundo pesquisas anteriores, os oceanos teriam crescido entre 1,5 e 1,8 milímetro por ano entre 1900 e 1990. No entanto, com o aprimoramento das medições por satélite e o reconhecimento de que vastas áreas não eram abrangidas pelos estudos, o novo levantamento concluiu que, naquele período, o nível do mar aumentou apenas 1,2 milímetro por ano. O problema é que, nos 20 anos seguintes, o derretimento de geleiras e o aquecimento dos oceanos mais do que dobrou esse índice.

— O aumento do nível do mar foi uma realidade durante todo o século passado, mas ele se acirrou drasticamente nas últimas duas décadas, principalmente devido ao derretimento das calotas polares — conta a geofísica Carling Hay, autora chefe do estudo.

— Acreditava-se que o nível do mar crescia da mesma forma em todo o planeta, e por isso havia um cálculo médio sobre o registro de cada região. Isso é errado — condena o climatologista Robert Kropp, coautor da pesquisa.

Medições da ONU indicam que o mar pode crescer, em média, até 98 centímetros neste século. Como esse índice não é padronizado, no Rio ele chegaria a até 1,31 metro sem políticas de redução das emissões de CO2.

— As pessoas já perceberam como as cidades litorâneas estão sob ameaça — assegura o geofísico Jerry Mitrovica, que também assina a pesquisa. — O aumento do nível do mar facilitaria a ocorrência de eventos climáticos extremos. Por exemplo, ele pode ter agravado os danos causados pelo furacão Sandy, que arrasou a Costa Leste dos EUA em 2012.



Fonte: O Globo - Renato Grandelle



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Considere aspectos individuais antes de sacramentar vínculo com animal de estimação

Leia Mais