Notícias

No Brasil existem muitas espécies de insetos venenosos e transmissores de doenças

Compartilhe:     |  23 de março de 2015

A classe Insecta representa três quartos de toda a vida animal, sendo uma das maiores de todo o planeta Terra. No Brasil, o país que tem a maior biodiversidade do mundo, essas espécies são comuns e muitas vezes venenosas ou transmissoras de doenças e pragas.

Confira abaixo uma lista com alguns dos insetos perigosos brasileiros.

Lonomia obliqua

Também conhecida como taturana, essa espécie possui um o corpo coberto por pelos espinhosos que soltam um veneno poderoso, que inibe a coagulação do sangue das vítimas e causa hemorragias que podem levar à morte. De acordo com estudos, as regiões Sul e Sudeste são as que mais abrigam a espécie.

Vespa-mandarina

Com mais de 500 espécies, as vespas matam mais humanos que qualquer outro animal venenoso. O tipo mandarina pode chegar a 5 centímetros e voar 36 km/h.

Apis mellifera

Essas abelhas costumam atacar em bando e possuem um veneno que, em grande quantidade, pode causar insuficiência renal e anemia aguda.

Fonte: Flickr / AFPMB Aedes aegypti – Aedes aegypti

Bastante comum no Brasil, o mosquito transmite dengue e febre amarela, doenças que podem se tornar epidêmicas e levar a morte.

Panstrongylus megistus e Triatoma infestans

Esses insetos, conhecidos como barbeiros, são responsáveis pela transmissão da doença de Chagas, uma doença que atinge 5 milhões de brasileiros, em diversas regiões.

Mosca da berne

Enquanto o macho é inofensivo, a fêmea é bastante perigosa porque coloca seus ovos em qualquer local quente e úmido. Quando colocados sobre a pele de uma pessoa, os ovos provocam ferimentos e inflamação no corpo.



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais