Notícias

No litoral paranaense, população de papagaios-de-cara-roxa é de 7 mil indivíduos

Compartilhe:     |  11 de julho de 2019

A população de papagaios-de-cara-roxa se mantém estável no litoral do paranaense. O censo finalizado agora em junho registrou uma população de 7.493 papagaios-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis). Em 2018, o censo contabilizou 7.366 indivíduos. Os dados são do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa, que conta a população desde 2003.

Endêmica da Mata Atlântica, mais especificamente entre o litoral de São Paulo e Paraná, a Amazona brasiliensis tem se recuperando e desde 2017, o censo mostra que a população se estabilizou. Em 2014, o papagaio-de-cara-roxa saiu da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.

Censo anual 

Para realizar o censo, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) organizou uma campanha de financiamento coletivo que contou com mais de 40 doadores e da contribuição do Parque das Aves, que possibilitou cobrir toda a área de distribuição da espécie no Paraná, estado que concentra cerca de 80% da população. A meta da arrecadação não foi alcançada e o censo no estado de São Paulo não pode ser realizado.

Os pesquisadores utilizaram os dados do censo de 2018, quando foram registradas 1.746 aves, nos dados do censo deste ano.



Fonte: ((o))Eco - Por Daniele Bragança



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Projeto de lei ‘Animal não é coisa’ é aprovado pelo Senado

Leia Mais