Notícias

No Reino Unido, crianças faltam à aula para lutar pelo meio ambiente

Compartilhe:     |  17 de fevereiro de 2019

Milhares de crianças e adolescentes do Reino Unido promoveram na última sexta-feira (15) um protesto em mais de 60 cidades do país. O objetivo foi chamar a atenção para a falta de ação dos governantes em relação ao meio ambiente.

A aula da sexta-feira (15) foi na rua. Ao pegar o ônibus para não ir à escola, os 15 mil estudantes de 64 cidades britânicas poderiam ter inventado uma desculpa qualquer, dessas que raramente colam. Não foi o caso.

“Vim porque o que os governantes estão fazendo com o planeta é inaceitável e nossa geração não tem voz”, diz a menina de 15 anos.

“Saí de casa em nome dos meus filhos e dos meus netos”, explica outra.

As amigas falam que é o primeiro protesto delas.

“Por que deveríamos estar estudando para um futuro que pode não existir?”, pergunta outra menina.

Elas são maioria. Em Londres, a greve acabou virando uma grande manifestação, em frente ao Parlamento, a casa da democracia britânica, e esse movimento global, barulhento, foi inspirado numa menina da Suécia.

Em 2018, Greta Thunberg começou a virar um símbolo da luta pelo meio ambiente com um protesto solitário e silencioso que fez barulho. Já discursou na ONU. Recentemente, no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, a presença dela não passou despercebida.

“Quero que vocês sintam o medo que eu sinto todos os dias, que ajam como se a nossa casa estivesse pegando fogo porque está”.

As mudanças do clima e o aumento da poluição são as principais preocupações. Em média, sete milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo de doenças agravadas pelo péssimo ar das grandes cidades.

Nesta sexta faz exatamente seis anos que uma menina britânica morreu. A mãe abraçou a luta para que a poluição apareça como causa da morte no atestado de óbito da filha, que tinha sérias crises de asma. A pauta vem ganhando apoio pelo país e deve ir para a Suprema Corte.

“Hoje todas as crianças do mundo importam para mim. Não quero ligar minha TV e saber que elas continuam morrendo aqui, na Índia ou no Brasil. São crianças e todas importam”.



Fonte: Jornal Nacional



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais