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Nova dieta do tipo sanguíneo: o que comer para equilibrar o pH e emagrecer

Compartilhe:     |  20 de junho de 2018

Qual é o seu tipo sangue?

Saber sua tipagem sanguínea (O, A, B ou AB) é importante para você priorizar os itens que combinam com seu organismo (e moderar naqueles que não caem tão bem) e, com isso, manter o pH mais próximo do alcalino. Para facilitar a seleção dos alimentos, eles estão divididos em três grupos, como na tradicional dieta do tipo sanguíneo – porém, focados na alcalinidade do cardápio. Dica: 6 alimentos saudáveis que também são afrodisíacos 

Muito benéficos: são protetores (capazes de prevenir e tratar doenças, assim como favorecer a perda de peso) e, portanto, indispensáveis no cardápio diário.

Neutros: não fazem bem
 nem mal – podem ser consumidos com frequência ou não, mas sempre moderadamente. Em excesso, eles deixam de ser bem-vindos.

Poucos benéficos: devem ser evitados ao máximo, pois deixam o pH ácido. Desequilíbrio que contribui duplamente para o ganho de peso: reduz o ritmo do metabolismo e desencadeia processos inflamatórios responsáveis por um aumento na produção da insulina – hormônio, que, em excesso, contribui para o acúmulo de gordura.

Tipo O

É o grupo mais antigo – surgiu do cruzamento de várias etnias. São pessoas que produzem muito suco gástrico e, por isso, podem consumir proteína animal todos os dias. Mas têm dificuldade de digerir a lactose do leite e seus derivados (queijo e iogurte), grãos, pães e legumes ricos em amido (batata-inglesa). O grande inimigo, no entanto, é o glúten. “Ele dificulta a queima de calorias”, diz a nutroendocrinologista Thaisa Albanesi, de São Paulo. Se você pertence a esse grupo, veja quais outros alimentos merecerem (ou não) entrar na sua dieta.

Carnes 

Muito benéficos (prefira): bovina, de carneiro, cordeiro e vitela.
Neutros (modere): peru e frango.
Pouco benéficos (evite): bacon, presunto e porco.

Peixes e frutos do mar 

Muito benéficos (prefira): bacalhau, badejo, salmão, sardinha e linguado.
Neutros (modere): atum, camarão e lagosta.
Pouco benéficos (evite): polvo e salmão defumado.

Laticínios e ovos

Muito benéficos (prefira): ovo caipira ou orgânico.
Neutros (modere): ghee, queijo de cabra e mussarela.
Pouco benéficos (evite): leite, iogurte, queijo cremoso e provolone.

Óleos e gorduras

Muito benéficos (prefira): azeite de oliva.
Neutro (modere): óleo de coco.
Pouco benéficos (evite): óleos de milho e canola.

Verduras, legumes e feijões

Muito benéficos (prefira): alface, abóbora, acelga, brócolis, espinafre, ervilha e feijão-rajado.
Neutros (modere): abobrinha, agrião, inhame, feijão-preto, ervilha, vagem e grão-de-bico.
Pouco benéficos (evite): batata-inglesa, berinjela, couve, couve-flor, repolho, feijão-branco e lentilha.

Grãos e cereais

Muito benéfico (prefira): trigo-sarraceno.
Neutros (modere): farelo de arroz, arroz branco e integral, pão de centeio e pão sem glúten.
Pouco benéficos (evite): farinha de trigo branca e integral e pães francês e preto.

Frutas, castanhas e sementes 

Muito benéficos (prefira): abacate, ameixa-preta, acerola, figo, nozes e sementes de abóbora.
Neutros (modere): abacaxi, banana, caqui, pera, maçã, mamão, pêssego, manga, limão, pecã e avelã.
Pouco benéficos (evite): laranja, melão, coco, morango, tangerina, castanha-do-pará, pistache, castanha de caju e amendoim.

Ervas, condimentos e bebidas

Muito benéficos (prefira): curry, salsa, alga, pimenta caiena, gengibre, hortelã, chá-verde e água com gás natural.
Neutros (modere): alecrim, alho, cacau, açúcar mascavo, adoçantes naturais, camomila, vinhos branco e tinto.
Pouco benéficos (evite): vinagre, canela, açúcar branco, café, chá de frutas, chá-preto, aloe vera e refrigerante.

Um dia do cardápio de quem é tipo O

Ao acordar: 1 copo de água com 1/2 limão espremido

Café da manhã

Lanche da manhã (apenas se estiver com fome)

Almoço

Lanche da tarde (apenas se estiver com fome)

Jantar

Tipo A

Se a carne vermelha costuma minar sua energia, provavelmente você pertence a esse grupo. O tipo A ainda armazena a carne como gordura – isso por causa da baixa acidez produzida no estômago. Cortar a lactose do leite e evitar o excesso de grãos e gorduras ruins são estratégias que contribuem para um pH mais alcalino, facilitando a perda de peso.

Carnes 

Muito benéficos (prefira): frango e peru.
Neutros (modere): nenhum.
Pouco benéficos (evite): bacon, porco e carne vermelha em geral.

Peixes e frutos do mar 

Muito benéficos (prefira): bacalhau e salmão selvagem.
Neutros (modere): atum e pescada.
Pouco benéficos (evite): salmão defumado, ostra, linguado, lagosta e camarão.

Laticínios e ovos 

Muito benéficos (prefira): tofu (queijo de soja).
Neutros (modere): mussarela de búfala e queijo curado.
Pouco benéficos (evite): leite, manteiga e queijo cremoso.

Óleos e gorduras

Muito benéficos (prefira): azeite de oliva, óleo de coco.
Neutro (modere): ghee.
Pouco benéficos (evite): óleos de milho, canola e amendoim.

Verduras, legumes e feijões

Muito benéficos (prefira): abóbora, acelga, alface, brócolis, cenoura, couve, espinafre, ervilha, lentilha, feijão azuki, feijão-preto.
Neutros (modere): agrião, abóbora, beterraba e feijão-branco.
Pouco benéficos (evite): tomate, inhame, batata-inglesa, batata-doce, pimenta vermelha, berinjela, feijão-roxinho e grão-de-bico.

Grãos e cereais 

Muito benéficos (prefira): amaranto, trigo-sarraceno, farinha de aveia e farinha de quinoa.
Neutros (modere): arroz branco, tapioca, pão sem glúten, pão 100% centeio.
Pouco benéficos (evite): cevada, farinha de arroz e de milho, pão de farinha de trigo branca e integral.

Frutas, castanhas e sementes 

Muito benéficos (prefira): abacaxi, cereja, figo, limão, damasco fresco, abacate, ameixa-preta, ameixa fresca, amendoim, amêndoa, sementes de abóbora, linhaça e chia.
Neutros (modere): caqui, melão, uva-passa, morango, pera, maçã, uva, pêssego, goiaba, kiwi, tâmara, avelã, pecã, macadâmia e tahine (pasta de gergelim).
Pouco benéficos (evite): pistache, castanha-do-pará e castanha de caju.

Ervas, condimentos e bebidas 

Muito benéficos (prefira): alho, missô (pasta de soja), gengibre, chá-verde, café e vinho tinto.
Neutros (modere): açúcar mascavo, cacau, canela, noz-moscada, manjericão, orégano e hortelã.
Pouco benéficos (evite): alcaparra, vinagre, maionese, ketchup, molho inglês, cerveja, chá-preto e refrigerante.

Um dia do cardápio de quem é tipo A

Ao acordar: 1 copo de água com 1/2 limão espremido

Café da manhã

Lanche da manhã (apenas se estiver com fome)

Almoço

Lanche da tarde (apenas se estiver com fome)

Jantar

Tipo B

Entre todos os tipos, é o único que aceita bem o leite e os derivados. Mas, se pertence a esse grupo, dê um tempo do pãozinho francês – assim como o tipo O, o B não digere facilmente o glúten (mas apenas o do trigo). Cortar esse item é a primeira providência para emagrecer. E, se você estiver se sentindo inchada, suspenda também o filezinho de frango – ele carrega lecitina, um tipo de proteína que faz o tipo B reter líquido, além de desencadear processos inflamatórios que derrubam drasticamente os níveis de açúcar (por isso aquele soninho depois do almoço).

Carnes 

Muito benéficos (prefira): carneiro e cordeiro.
Neutros (modere): carne bovina, peru e vitela.
Pouco benéficos (evite): frango, bacon, presunto e porco.

Peixes e frutos do mar 

Muito benéficos (prefira): bacalhau, badejo, garoupa, sardinha, salmão e linguado.
Neutros (modere): atum, truta e lula.
Pouco benéficos (evite): lagosta, camarão, lagostim, polvo e ostra.

Laticínios e ovos

Muito benéficos (prefira): iogurte natural, queijo de cabra e mussarela de búfala.
Neutros (modere): tofu, leite integral (esporadicamente) e manteiga.
Pouco benéfico (evite): ovo.

Óleos e gorduras

Muito benéfico (prefira): azeite de oliva.
Neutros (modere): óleos de coco, linhaça e gergelim.
Pouco benéficos (evite): óleos de milho, canola e amendoim.

Verduras, legumes e feijões

Muito benéficos (prefira): brócolis, beterraba, berinjela, cenoura, batata-doce, inhame, couve-flor, feijão-branco, feijão-rouxinho e soja.
Neutros (modere): espinafre, abóbora, agrião, alface, acelga, aipo, escarola, cogumelo, chicória, feijão-verde, ervilha e vagem.
Pouco benéficos (evite): alcachofra, azeitona, tomate, broto de feijão, feijão-preto, lentilha e
grão-de-bico.

Grãos e cereais

Muito benéficos (prefira): farelo de aveia, farinha de quinoa e arroz integral.
Neutros (modere): arroz (branco e integral) e granola sem glúten
Pouco benéficos (evite): farinha de trigo, flocos de milho, trigo-sarraceno, fubá e gérmen de trigo.

Frutas, castanhas e sementes 

Muito benéficos (prefira): abacaxi, abacate, ameixa vermelha, uva e mamão.
Neutros (modere): morango, laranja, pera, kiwi, banana, amêndoa, castanha-do-pará, pecã.
Pouco benéficos (evite): caqui, coco, carambola, amendoim, castanha de caju e sementes de abóbora e de girassol

Ervas, condimentos e bebidas

Muito benéficos (prefira): gengibre, salsa, hortelã, sálvia e chá-verde.
Neutros (modere): mostarda, molho inglês, maionese, chá de camomila, café, chá-preto sem cafeína e vinhos branco e tinto.
Pouco benéficos (evite): ketchup, aloe vera, refrigerante e bebida destilada.

Um dia do cardápio B

Ao acordar: 1 copo de água com 1/2 limão espremido

Café da manhã

Lanche da manhã (apenas se estiver com fome)

Almoço

Lanche da tarde (apenas se estiver com fome)

Jantar

Tipo AB

Mistura dos dois grupos, permite uma dieta variada e em porções equilibradas, mas pode acontecer de você ter mais características de A do que de B, ou o contrário. Então, além de seguir as listas, observe a resposta do seu corpo. Receita: Este poke vegetariano leva tofu, rabanete e abacate 

Carnes 

Muito benéficos (prefira): carneiro, cordeiro e peru.
Neutro (modere): fígado.
Pouco benéficos (evite): carne bovina, frango, presunto, bacon e porco.

Peixes e frutos do mar

Muito benéficos (prefira): atum, bacalhau, garoupa, salmão, sardinha, truta.
Neutros (modere): linguado e arenque.
Pouco benéficos (evite): camarão, polvo, anchova, lagosta e ostra.

Laticínios e ovos 

Muito benéficos (prefira): coalhada desnatada, mussarela, leite de cabra, ricota e queijo de minas.
Neutros (modere): leite desnatado, leite de soja e tofu (queijo de soja).
Pouco benéficos (evite): leite integral, manteiga, queijo cremoso, provolone e parmesão.

Óleos e gorduras

Muito benéficos (prefira): azeite de oliva e óleo de coco.
Neutros (modere): óleos de linhaça e amendoim.
Pouco benéficos (evite): óleos de milho, gergelim, girassol e canola.

Verduras, legumes e feijões

Muito benéficos (prefira): aipo, pepino, brócolis, couve, couve-flor, inhame e feijão-rajado.
Neutros (modere): escarola, vagem, agrião, ervilha, feijão-branco e feijão-preto.
Pouco benéficos (evite): alcachofra, milho, feijão-roxinho e grão-de-bico.

Grãos e cereais

Muito benéficos (prefira): arroz integral, pão com grãos germinados e pão com farinha de amêndoa.
Neutros (modere): gérmen de trigo, granola, farinha de centeio e pão sírio.
Pouco benéficos (evite): flocos de milho e trigo-sarraceno.

Frutas, castanhas e sementes

Muito benéficos (prefira): ameixa, uva vermelha, figo, limão, abacaxi, kiwi, amendoim e nozes.
Neutros (modere): ameixa seca, pera, mamão, maçã, pêssego, amêndoa, castanha-do-pará e castanha de caju.
Pouco benéficos (evite): laranja, avelã, semente de gergelim e tahine (pasta de gergelim).

Ervas, condimentos e bebidas 

Muito benéficos (prefira): curry, pimenta caiena, salsa, alga, chá-verde, chá de gengibre e de camomila, café normal e descafeinado.
Neutros (modere): cúrcuma, mel, cebolinha, açúcar de coco, melaço orgânico, cacau, vinagre de maçã, chá de hortelã, água mineral com gás e vinhos branco e tinto.
Pouco benéficos (evite): alcaparra, tapioca, maisena, pimenta-do-reino e pimenta vermelha.

Um dia do cardápio AB

Ao acordar: 1 copo de água com 1/2 limão espremido

Café da manhã

Lanche da manhã (apenas se estiver com fome)

Almoço

Lanche da tarde (apenas se estiver com fome)

Jantar



Fonte: Boa Forma - Eliane Contreras



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