Notícias

Nova edição da Revista Espaço Ecológico destaca importância da relação entre criança e natureza

Compartilhe:     |  28 de novembro de 2018

A 11ª edição da Revista Espaço Ecológico apresenta como destaque principal uma discussão sobre a importância do contato da criança com a natureza, uma forma direta de construir uma consciência ecológica desde cedo. É a natureza concebida como um espaço educacional.

É ainda a educação ambiental, como contribuinte do desenvolvimento infantil, sendo apresentada de forma lúdica e também empírica aos pequenos pesquisadores, por meio de brincadeiras e de interação com os espaços naturais.

A revista também traz uma matéria onde apresenta o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, como um espaço de aprendizagem para crianças e adolescentes. Ainda nessa mesma direção temática, a revista traz uma bela reportagem sobre a a Escola Viva Olho do Tempo (Evot), fundada por Maria dos Anjos Gomes, mais conhecida como Mestra Docí, que visa junto com crianças salvar a vida do rio Gramame. Na Evot, a criança aprende em contato com a natureza como proteger o rio Gramame.

A entrevista da edição é com o médico, clínico geral e pós-graduado em nutrologia, Abimar Buriti. Ele condena o excesso de intervenções terapêuticas e defende uma dieta tendo como base o que vem puro através da natureza, como feijão, arroz, batata e frutas. Tem também uma matéria sobre o escultor Jurandir Maciel, que utiliza material reciclado como matéria-prima, ajudando na preservação do meio ambiente.

Outro assunto abordado é sobre a identificação e combate do derramamento irregular de esgoto nas galerias pluviais que estão poluindo a praia de Manaíra, em João Pessoa, numa ação envolvendo o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, o Governo do Estado, por meio da Sudema e Cagepa, e a Prefeitura de João Pessoa.

A Revista Espaço Ecológico aborda ainda assuntos como os três projetos da Paraíba finalistas da 1ª Edição do Prêmio ODS Brasil, além de um texto sobre o Programa Caminhos da Paraíba e as belezas naturais de Forte Velho, em Santa Rita.

Clique aqui e leia, na íntegra, a edição nº 11 da Revista Espaço Ecológico



Fonte: Espaço Ecológico



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais