Trilhas da Paraíba

Nova Palmeira

Compartilhe:     |  10 de dezembro de 2017

História

O povoado teve início, em 1880, quando Francisco Bezerra de Medeiros, conhecido como Chico Caçote, implantou a fazenda Jerimum, no local onde hoje está edificada a cidade. Os outros proprietários no lugar eram Pedro Antonio dos Santos, José Bezerra de Medeiros e Manoel Clementino de Mendonça. Em terreno doado pelo pioneiro, Francisco Bezerra de Medeiros, foi construída, em 1818, uma capela dedicada a Nossa Senhora da Guia, escolhida como Padroeira da Povoação.

O nome de Jerimum foi mudado para Nova Palmeira, por sugestão de Manoel de Souza Lima, então prefeito de Picuí, município a que pertencia o povoado. Foram levadas pelo prefeito duas mudas da árvore e plantadas em local de destaque. Com o constante progresso, Nova Palmeira foi elevada à categoria de distrito, em 1961, e em 1963, foi desmembrada de Pedra Lavrada. Distrito criado com a denominação de Nova Palmeira, pela lei municipal n° 2640, de 20-12-1961, subordinado ao município de Pedra Lavrada. Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Palmeira pela lei municipal nº 3102, de 14-11-1963, sendo desmembrado de Pedra Lavrada.

Nova Palmeira está localizada na Mesorregião da Borborema, Microrregião de Seridó Oriental Paraibano, no Estado da Paraíba. A sede tem altitude de 559 metros e o clima é tropical chuvoso com verão seco. As terras do município estão inseridas na bacia do rio Piranhas, sub-bacia do rio Seridó município de Nova Palmeira.

Seus principais tributários são os rios da Passagem e das Vazantes, além dos riachos Cauaçu, Riachão, Cotovelo, Nova Palmeira, dos Bois, da Corujinha e Mulungu. Todos os cursos d’água têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico. 

O município de Nova Palmeira está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros. Ocupa uma área de arco que se estende do sul de Alagoas até o Rio Grande do Norte. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados.

Com respeito à fertilidade dos solos é bastante variada, com certa predominância de média para alta. A área da unidade é recortada por rios perenes, porém de pequena vazão e o potencial de água subterrânea é baixo. Limita-se ao norte com o município de Picuí, Pedra Lavrada, Parelhas (RN) e Carnauba dos Dantas (RN). Com uma população de 4.361 habitantes e uma área territorial de 310,352 km2, Nova Palmeira apresenta uma densidade demográfica de 14,05 hab/km².

O município é, tipicamente, de classe baixa com nível de renda familiar de até um salário mínimo mensal, e jovem com 42,56% com faixa etária entre 5 e 29 anos, de acordo com dados do IBGE. O acesso à NovaPalmeira, a partir de João Pessoa, é feito inicialmente através da rodovia federal BR-230, leste-oeste, em trecho de 191 km até Soledade, passando por Campina Grande. A partir de Soledade segue-se pela PB-177 para norte, em trecho de 37 km até chegar a cidade de Nova Palmeira. 

A proteção ao meio ambiente também é preocupação da administração municipal, que está constantemente buscando meios para a correta destinação final de resíduos, além de ter planos de captação, distribuição e fornecimento de água potável à população.

Padroeira
Nossa Senhora da Guia.

Clima

Seu clima temperado, com máximas 34 graus e mínimas de 20 graus. O inverno começa em fevereiro e termina em junho.
Limites

Fica situado no Seridó Paraibano. Picuí (24Km) , Cuité (60Km) , Pedra Lavrada (12Km) , e Parelhas, RN (36Km) .

Área Territorial

197,90 Km²

Confira o vídeo Pinturas Rupestres em Nova Palmeira

Vídeo produzido pelos alunos do Projeto Semiárido em Tela. Pinturas Rupestres em Nova Palmeira, mostra alguns registros de pinturas rupestres na cidade de Nova Palmeira – PB

 



Fonte: Famup - Site Oficial da PMNP - YouTube



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais