Espaço Animal

Nova vacina contra a leishmaniose imuniza e trata cachorros infectados

Compartilhe:     |  23 de março de 2019

Cientistas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) desenvolveram uma nova vacina contra a leishmaniose que é capaz de imunizar os cachorros e também tratá-los quando eles já estão infectados. A vacina garante uma inédita cura da doença.
Foto: Pixabay / Ilustrativa

“Em breve, vamos iniciar a última fase de testes para verificar se a vacina é eficaz, reduzindo o contágio canino. Se tivermos sucesso, teremos cumprido os requisitos para que o produto seja registrado e comercializado”, diz Alexandre Reis, coordenador do Grupo de Pesquisa em lmunopatologia das Leishmanioses da Nupeb/Ufop.

O cientista prevê que “em um ou dois anos, a partir desses resultados, a tecnologia já deve estar disponível para o mercado”. As informações são do portal Amo Meu Pet.

Professor de parasitologia clínica na Escola de Farmácia da Ufop e líder do projeto há cerca de 20 anos, Reis está otimista em relação à vacina, que, segundo ele, pode chamar a atenção do poder público caso haja uma combinação entre a eficácia desejada e um baixo custo para produção em larga escala.

“A única forma de conter a doença é com ações que abarque muitas frentes realizadas visando a grande volume populacional”, conclui.

Até 2016, o sacrifício era indicado para cachorros contaminados pela leishmaniose. Apesar dessa orientação ter deixado de ser feita, atualmente os animais ainda são sacrificados devido ao alto custo do medicamento usado para tratar a doença.



Fonte: Anda



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Primeiros socorros: o que fazer quando o seu pet precisa de ajuda

Leia Mais