Notícias

Novas espécies de pássaros surgem de forma mais acelerada em climas extremos

Compartilhe:     |  17 de dezembro de 2020

Cientistas de 21 museus de vários países realizaram diversas expedições e analisaram o genoma de 1,3 mil espécies de pássaros

Um estudo concluiu que a taxa de formação de novas espécies é mais acelerada em ambientes instáveis e com climas mais extremos, como nos Andes tropicais, do que em regiões com maior estabilidade, como a Amazônia. Para chegar a essa conclusão, cientistas de 21 museus de vários países realizaram diversas expedições e analisaram o genoma de 1,3 mil espécies de pássaros.

Mais de 40 anos de coletas foram necessários para a realização do estudo publicado na revista Science. “Acreditava-se que regiões ricas em espécies de pássaros, como a Amazônia, eram também as que apresentavam as maiores taxas de especiação, e vimos que isso não é verdade”, explicou o ornitólogo e diretor científico do Museu de Zoologia (MZ) da USP, Luís Fábio Silveira, um dos autores da pesquisa.

“Ambientes extremos parecem limitar a riqueza e a diversidade, mas ao mesmo tempo oferecem oportunidades para a especiação, enquanto ambientes mais estáveis ou moderados reduzem estas oportunidades, mas possuem baixas taxas de extinção e permitem a acumulação da diversidade, e por isso são tão ricos em espécies”, completou. As informações são do Jornal da USP.

Os cientistas descobriram também que a grande maioria das espécies de pássaros se originaram recentemente, entre o final do período Plioceno e no Pleistoceno.

O Plioceno ocorreu há cerca de 5 e 2 milhões de anos e é marcado por uma aridização e um resfriamento global que facilitaram ainda mais a expansão das gramíneas e das savanas. Já o Pleistoceno aconteceu há 2,588 milhões e 11,7 mil anos, abrangendo o período recente no mundo de glaciações repetidas.

De acordo com o estudo, os esforços de preservação da natureza não devem se concentrar apenas em regiões como a floresta amazônica, mas também em áreas como a Cordilheira dos Andes.



Fonte: Anda



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais