Notícias

Novas TVs da multinacional Samsung reforçam compromisso da marca com a sustentabilidade

Compartilhe:     |  15 de maio de 2021

Na última quinta-feira (6), a Samsung, multinacional sul-coreana do ramo de tecnologia, anunciou o lançamento de suas linhas de TVs no mercado brasileiro, que já tinham sido apresentadas ao público durante a CES 2021, no início do ano. A faixa de preço dos novos modelos contempla valores que vão de R$ 3.300,00 a R$ 63 mil, dependendo das características da tela e do tamanho dos aparelhos.

Na vanguarda do setor, a Samsung aposta em inovação e promete oferecer a melhor experiência aos usuários. Todos os modelos contam com conexão à internet, compatibilidade com webcams e com os principais aplicativos de streaming, suporte a assistentes de voz – como Bixby, Alexa e Google Assistente – e espelhamento com smartphones.

Jornada da Sustentabilidade 2021

Além dos atributos tecnológicos, os lançamentos destacam o forte compromisso da marca com um futuro limpo, seguro e economicamente responsável.

Embalagens reutilizáveis

Este ano, a maioria dos lançamentos da Samsung – incluindo as TVs – conta com embalagens sustentáveis, produzidas com quantidades mínimas de tinta, que permitem a prática do upcycling: o reaproveitamento de materiais, com criatividade e respeito ao meio ambiente.

As caixas reutilizáveis podem se transformar, por exemplo, em camas para animais de estimação, prateleiras de livros, cestos para revistas, objetos de decoração e o que mais a sua imaginação permitir. Segundo a empresa, essa solução eco-friendly pode contribuir com o reúso de até 200 mil toneladas de caixas de papelão ondulado por ano, alinhando-se ao conceito de economia circular.

caixas reutilizáveis samsung
Caixas reutilizáveis. Imagem: Divulgação Samsung

Controle remoto alimentado por energia solar

O controle remoto SolarCell, alimentado por energia solar, é outra novidade da marca em 2021. O dispositivo, que está disponível para toda a linha QDLED, pode ser recarregado com luz solar, iluminação interna ou USB.

Essa inovação pretende evitar o desperdício de 99 milhões de pilhas ao longo de sete anos, de acordo com a marca. Além disso, o processo de fabricação do SolarCell otimiza plásticos de garrafas recicláveis. Segundo a Samsung, o plástico reciclado corresponde a cerca de 24% do material utilizado na produção dos novos controles.

controle sollarcell
Controle remoto SolarCell. Imagem: Divulgação Samsung

Programa de reciclagem

O Programa Re+ é uma iniciativa global da Samsung voltada para a coleta e a reciclagem de lixo eletrônico, por meio da disponibilização de urnas de coleta. O objetivo é facilitar e garantir um descarte ambientalmente adequado dos produtos e consequente reaproveitamento dos recursos.

Os produtos em fim de vida são recolhidos em pontos de coleta e conduzidos para prestadores de serviços qualificados e certificados pelos órgãos ambientais competentes, priorizando a reciclagem do material para reaproveitar os recursos. No Brasil, o Programa Re+ conta atualmente com mais de 300 pontos de coleta, localizados nos Centros de Reparo Autorizados e em lojas de venda da marca.

A Samsung promove ainda a coleta e reciclagem de todas as partes e peças danificadas que foram removidas pelos Centros de Serviços Autorizados. Se o consumidor tiver um aparelho em desuso, ele pode procurar uma loja Samsung para avaliação do produto e garantir descontos na compra de novos aparelhos.

Processo de Design Ecológico (Eco-Design)

Este programa criado pela Samsung abrange o planejamento do produto nos estágios de design e desenvolvimento, permitindo que a companhia possa rastrear seu desempenho em termos de eficiência energética, reciclagem e uso de produtos químicos.

Com esse processo, a marca identifica recursos que se alinham a práticas ecologicamente conscientes, como o uso do mínimo de recursos na fabricação, eliminação de embalagens desnecessárias, distribuição eficiente e reciclagem de produtos fora de linha de forma efetiva.

Descarte de produtos

Para descartar pequenos eletrônicos da marca, você pode se dirigir a um dos 300 pontos de coleta, localizados nos Centros de Reparo Autorizados e em lojas de venda da marca. Existem pontos de coleta em todas as capitais e em mais de cem cidades brasileiras. Consulte aqui os endereços dos pontos de coleta.

No caso de produtos de grande porte, a empresa disponibiliza coleta residencial. Para isso, basta entrar em contato com os canais de suporte, como chat, e-mail e telefone. Para mais detalhes, o consumidor pode também consultar o Programa de Reciclagem da marca.

Confira as novas linhas de TVs Samsung

Neo QLED 4K e 8K

A Neo QLED é a tecnologia de tela mais avançada da Samsung. O modelo traz um painel iluminado com LEDs minúsculos, no lugar do LED convencional. Segundo a Samsung, esses pontos de luz ajudam a criar um contraste maior, melhorando a qualidade da imagem exibida. Toda a linha de novas de TVs QLED vem com o controle remoto Solar Cell.

QLEDs

A tecnologia por trás das QLEDs está na iluminação de painel por pequenos pontos de luz (os pontos das Neo QLEDs são ainda menores). A linha oferece três modelos, todos com resolução 4K. Os aparelhos são finíssimos, com cerca de 2,5 cm de espessura.

Crystal UHD

Os modelos da linha Crystal UHD são os mais acessíveis. Todos são 4K e vêm equipados com um painel de LED aprimorado pela Samsung, que promete cores vibrantes e brilho na medida certa. O design inovador, com bordas finíssimas, não perde em nada para os modelos mais sofisticados.



Fonte: Ecycle



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Frio: veterinários indicam cuidados com pets

Leia Mais