Notícias

Novembro Azul alerta para a importância da realização de check-up

Compartilhe:     |  3 de novembro de 2014

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, e a principal causa de óbitos relacionada ao sexo masculino no mundo. Estima-se que somente este ano no Brasil mais de 68 mil homens serão diagnosticados com a doença, número expressivo que reforça a importância da prevenção. Para conscientizar os homens da importância da realização de exames periódicos, o mês de novembro é dedicado em todo o mundo a campanha Novembro Azul.

Para a gestora Técnica do Laboratório Sabin, Tatiana Ferraz, o check-up periódico é fundamental para identificar a doença ainda em estágio inicial e aumentar as chances de cura. “Todo homem deve fazer uma avaliação periódica que inclui consulta médica e exames como hemograma, glicose, perfil lipídico, ácido úrico, ureia, creatina, PSA, sumário de urina (EAS) e sangue oculto, para identificar precocemente possíveis doenças. Quanto mais precocemente for diagnosticado o câncer de próstata, mais fácil de ser controlado”, afirma.

Tatiana Ferraz destaca ainda que os fatores de risco da doença incluem idade (acima dos 50 anos), histórico familiar de câncer, tabagismo, obesidade, fatores hormonais e ambientais e hábitos alimentares. “É importante estar atento a estes fatores, consultar-se regularmente com um urologista e caso seja observada alguma anormalidade, como dificuldade para urinar ou presença de sangue na urina, o paciente deve procurar um médico”.

Alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos regularmente também são recomendações importantes para prevenir a doença.



Fonte: EcoD



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais