Notícias

Nutricionista dá dicas sobre o que comer antes de pedalar no inverno

Compartilhe:     |  21 de julho de 2014

Sempre nos perguntamos, o que comer nos dias frios antes de pedalar. Para resolver esta questão, conversei com a nutricionista do esporte, Tania Abreu, que deu algumas dicas e o resultado pode ser lido abaixo.

Ser humano tem a capacidade de manter a temperatura corporal em equilíbrio. Quando sente frio, produz tremores que fazem com que a temperatura corporal aumente. Os tremores ou calafrios, são contrações musculares involuntárias que podem elevar em até 5 vezes o metabolismo basal. Quando esse mecanismo falha, a temperatura corporal cai rapidamente levando a exaustão e a depleção de energia, levando a hipotermia. A prática de exercício no frio pode se tornar mais desgastante, devido ao organismo ter que aumentar a temperatura corporal, e com isso, a fadiga muscular aparece mais rápido.

Como o metabolismo está elevado para manter a temperatura corporal, a vontade de comer aumenta Para fornecer energia suficiente tanto para manutenção da temperatura quanto para prática da atividade física, o consumo de carboidratos deve ser aumentado.

Outro fator que devemos ter cuidado com a hidratação. Geralmente, no inverno, o consumo de água e outros líquidos está reduzido. Também o uso de várias camadas de roupa, faz com que aumente a necessidade reposição de líquidos.

As baixas temperaturas do inverno também promovem maior incidência de gripes, resfriados e doenças respiratórias. E com o frio, normalmente, há uma diminuição no consumo de frutas, verduras e legumes que são alimentos ricos em vitaminas e minerais. Principalmente de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

Antes de sair para pedalar, é bom comer alimentos quentes que ajudarão a aquecer o corpo, como: Sanduíches quentes e frutas cozidas com canela.

Após o treino é bom incluir no cardápio frutas frescas ou sucos naturais que são ricos em vitaminas e minerais.

Além de nutricionista Tania é corredora e já participou de algumas maratonas



Fonte: O Globo - Márcio de Miranda



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Cadela cega explorada para reprodução é salva e se torna amiga de menino com deficiência

Leia Mais