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Nutricionistas apontam o café da manhã perfeito para encarar a maratona de blocos

Compartilhe:     |  16 de fevereiro de 2015

Disposição é o ingrediente básico para quem quer aproveitar ao máximo o carnaval de rua. Para ajudar aqueles que pretendem cair na folia desde cedo e esticar até de madrugada, perguntamos a três nutricionistas quais são os alimentos necessários para garantir forças aos foliões.

Vania Mattoso, da Clínica Dermatológica Juliana Neiva

“No Carnaval, os foliões perdem bastante líquido devido às altas temperaturas e ao efeito do álcool sobre o organismo. Portanto, investir na água é fundamental. Além disso, água de coco e suco de frutas, especialmente melão, melancia e abacaxi, também são boas fontes de hidratação, além de conterem vitaminas e minerais.

Para não cair na armadilha da má alimentação, o ideal é consumir lanches completos, porém leves, com boas fontes de carboidratos, para não faltar energia para correr atrás dos blocos e proteínas e gorduras boas, que irão conferir saciedade até a próxima refeição. Bons exemplos são tapioca com ovo mexido, pão integral com queijo minas, iogurte desnatado com granola ou bolachas de arroz com cottage e um fio de azeite”

Opção 1: 1 taça pequena de salada de frutas; 1 iogurte desnatado; 2 colheres de sopa de granola.

Opção 2: 300 ml de água de coco; 1 tapioca pequena com 1 ovo mexido temperado com orégano.

Opção 3: suchá de abacaxi, hortelã e erva cidreira (150 ml de chá de erva cidreira + 1 rodela de abacaxi + 5 folhinhas de hortelã + 2 cubos de gelo) e 1 fatia pão 100% integral com 1 fatia de queijo minas light.

Opção 4: smoothie vermelho (1 fatia de melancia + 100 ml de agua + 3 folhas de hortelã + 1 col de chá de semente de chia); 1 bolachão de arroz com 1 colher de sobremesa de cottage.

Samara Lopes, da Clínica Dermais

“O suco de melancia é ótimo para hidratar já que a fruta é composta de mais de 90% de água, enquanto o gengibre é um excelente termogênico e ainda possui propriedades antiinflamatórias: bom para quem vai cantar bastante no carnaval. O abacaxi é um alimento energético, ótimo para quem quer ter bastante disposição para brincar nos blocos, e também é rico em vitaminas, inclusive a vitamina C. Já o tapiomelete é uma outra maneira de fazer nossa famosa tapioca. Ele leva ovo, que já faz com que a refeição tenha a proteína necessária. Além disso, durante a folia é importante lembrar de se hidratar, bebendo água ou água de coco. Quem for ingerir bebida alcoólica deve sempre intercalar com água.”

Opção 1: suco de melancia com água de coco e gengibre; 2 fatias de pão integral; 1 colher de sopa de queijo cottage; 2 fatias de blanquet de peru e 2 castanhas do pará.

Opção 2: suco de abacaxi com hortelã; tapioca com recheio de pasta de grão de bico e 1 fio de azeite extra virgem.

Opção 3: 1 potinho Iogurte natural; 6 amoras; 1 colher de sopa de granola sem açúcar e 1 copo de água de coco.

Opção 4: 1 copo de suco de melão; 1 pão árabe com recheio de ovo mexido (feito com 1 fio de óleo de coco) e tomates picadinhos; 3 castanhas de caju cruas (sem sal).

Opção 5: suco verde (2 folhas de couve + 1 maçã + 1 fatia de gengibre + 1 fatia de cenoura + água de coco + gelo) e 1 tapiomelete. Para fazer o tapiomelete, bata 4 colheres de sopa da goma da tapioca com 1 ovo até que fiquem homogêneos, e em seguida esquente na frigideira.

Luciana Harfenist, da Clínica de Nutrição Multidisciplinar Luciana Harfenist

“O carnaval no Rio de Janeiro exige cada vez mais uma preparação estratégica para garantir muita energia, hidratação e resistência! A exposição solar aumenta a necessidade de antioxidantes, em especial o grupo dos carotenoides, precursores da vitamina A, fundamental para a proteção e para a saúde da pele.”

Opção 1: suco de açaí (1 banana prata + 1 sachê de açaí polpa pura + 250 ml de água de coco + 1 colher de sopa de colágeno hidroalisado + 1 colher de sopa de mel da flor de laranjeiras, batidos no liquidificador).

Opção 2: suco ativador ( 1 folha de couve sem o talo + ½ beterraba pequena + ½ cenoura + 1 lima da pérsia inteira, sem os caroços + 200 ml de água mineral, batidos no liquidicador).

Acompanhamento: omelete de ervas ( 2 ovos orgânicos + 1 colher de sopa de Queijo cottage + ervas finas + sal do himalaia 1 pitada). Para preparar o omelete: em uma vasilha bata, todos os ingredientes, disponha em uma frigideira antiaderente e deixe selar, um lado e depois o outro. Recheie com cottage ervas.



Fonte: O Globo - Ela



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