Notícias

O Brasil possui uma das maiores biodiversidades do mundo

Compartilhe:     |  15 de novembro de 2020

Localizado na América do Sul, o Brasil é um dos 17 países que possuem uma grande biodiversidade ocupando o seu território. O território é dividido em seis biomas, sendo eles: a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, Pampa e o Pantanal. Até o momento, os dados a respeito da fauna local revelam que são mais de 103.870 espécies. Enquanto a flora corresponde a 43.020 espécies conhecidas e catalogadas até o presente.

Como manter todas as espécies preservadas?

Atuando em todos os biomas, como forma de evitar que as espécies sofram ataques ilegais, existem as unidades de conservação, que funcionam como áreas de proteção. De acordo com dados oficiais divulgados pela UNESCO, o Brasil possui mais de 1.600 Unidades de Conservação (UCs), divididas em federais, estaduais e privadas.

No entanto, esse ainda é um número baixo se comparado ao tamanho territorial do país. No total, essas unidades conseguem prestar auxílio a cerca de 16% do Brasil em ambiente terrestre. Já em ambiente marinho, as bases de proteção ocupam 0,5% de área, equivalente a 1.479.286 de quilômetros quadrados.

O território brasileiro é responsável por abrigar 20% da biodiversidade do planeta, sejam elas espécies aquáticas ou terrestre. Para seguir protegendo toda a fauna e flora local, o Brasil adotou as recomendações da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), uma unidade de conservação ligada a Organização das Nações Unidas (ONU).

Para que aja um controle acerca de tantas espécies, anualmente é feito um relatório no qual aborda sobre como anda o funcionamento e todos os cuidados para com os biomas e seus habitantes. O documento é entregue a Biodiversidade Global (Global Biodiversity Outlook – GBO), e possui como objetivo principal, evitar que as espécies endémicas sejam extintas.

Qual a importância em conservar a biodiversidade?

Proteger a fauna e flora de um país é algo que vai além do imaginável. Todos os biomas possuem importância para o ser humano. Em muitos casos, é deles que muitos conseguem o alimento diário. Assim, cuidar das florestas e dos animais hoje, poderá ser a única chance de diminuir a pobreza na qual se encontra inúmeras famílias brasileiras.

Além disso, são nesses locais de proteção ambiental que diversos testes são realizados, pensando em um futuro mais sustentável. Que seja beneficiário tanto para os animais, para as plantas e o ser humano. Assim, a partir do momento em que o homem conseguir compreender a importância dos outros seres além de si, o mundo passará a ser um lugar melhor.

A UNESCO já atua há mais de 70 anos a favor dos animais, além de disseminar conteúdos científicos acerca da importância da preservação. Em 20 de dezembro de 2000, a Assembleia Geral das Nações Unidas decretou que, no dia 22 de maio é comemorado o Dia Internacional da Diversidade Biológica.

Trata-se de uma luta importante, que visa a perpetuação das espécies atuais, e como elas irão conseguir sobreviver no futuro caso não abra os olhos para tudo o que vem acontecendo. Infelizmente, não é o aquecimento global ou desastres naturais que estão devastando a biodiversidade do planeta Terra, mas sim, a própria raça humana.



Fonte: SoCientífica



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais