Notícias

O chá de banana com ou sem a casca ajuda a desinchar e a dormir bem

Compartilhe:     |  1 de março de 2020

chá de banana é feito a partir da fervura da banana inteira em água quente. Ele pode ser feito com ou sem a casca – dependendo da preferência pessoal de cada um – e apresenta benefícios para a saúde, como promover o sono e diminuir inchaço. Se é feito com a casca, geralmente é chamado de chá de casca de banana. Como o chá de casca de banana leva mais tempo para ficar pronto devido ao seu alto teor de fibras, muitas pessoas optam por descascar a banana. Depois de pronto, pode ser tomado com canela e xarope de bordo.

Propriedades do chá de banana

Infelizmente, o chá de banana ou, como também é chamado chá de casca de banana, ainda não foi analisado cientificamente. Mas já se sabe que a banana contém nutrientes solúveis em água como vitamina B6, potássio, magnésio, manganês e cobre (confira aqui estudo a respeito: 1).

Quanto maior o tempo de infusão, maior será a concentração de nutrientes do chá de banana. Por ser uma fonte de potássio e magnésio, minerais importantes para a saúde do coração e a qualidade do sono, o chá de casca de banana pode apresentar esse benefícios (confira aqui estudos a respeito: 234).

Além disso, contém um pouco de vitamina B6, que ajuda a manter o bom funcionamento do sistema imunológico e o desenvolvimento de glóbulos vermelhos (confira aqui estudos a respeito: 56).

Pode conter antioxidantes

As bananas são naturalmente ricas em antioxidantes solúveis em água, incluindo dopamina e galocatequina, que podem ajudar a combater os radicais livres e prevenir condições crônicas como doenças cardíacas (confira aqui estudos a respeito: 78).

No entanto, a casca tem níveis antioxidantes muito mais altos que a fruta. Portanto, fazer o chá de banana com casca pode aumentar a ingestão desses compostos (confira aqui estudos a respeito: 79).

Embora as bananas sejam naturalmente ricas em vitamina C, o chá de banana não é uma boa fonte desse antioxidante, pois a vitamina C é sensível a calor e é destruída durante a infusão (confira aqui estudo a respeito: 10).

Pode evitar inchaço

chá de banana é rico em potássio, um mineral e eletrólito importante que regula o balanço hídrico, a pressão sanguínea e as contrações musculares (confira aqui estudos a respeito: 1112). O potássio trabalha com o sódio, outro mineral e eletrólito, regulando o equilíbrio dos fluidos nas células. No entanto, quando há mais mais sódio que potássio, pode haver retenção líquida e inchaço (confira aqui estudo a respeito: 11).

O teor de potássio e água do chá de banana pode ajudar a diminuir o inchaço devido a uma dieta rica em sal, sinalizando aos rins para excretar mais sódio na urina (confira aqui estudo a respeito: 11).

Pode promover o sono

chá de banana tornou-se um auxílio popular ao sono. Ele contém três nutrientes principais que muitas pessoas afirmam ajudar a melhorar o sono – potássio, magnésio e triptofano (confira aqui estudo a respeito: 1).

As bananas são uma boa fonte de magnésio e potássio, dois minerais que foram associados a uma melhor qualidade e duração do sono devido às suas propriedades relaxantes musculares (confira aqui estudos a respeito: 31314).

Eles também fornecem triptofano, um aminoácido importante para a produção dos hormônios indutores do sono serotonina e melatonina (confira aqui estudos a respeito: 1516).

No entanto, nenhum estudo examinou a eficácia do chá de banana como auxílio para dormir.

Além disso, não se sabe até que ponto esses nutrientes se infiltram no chá durante a fermentação, tornando difícil saber se beber o chá teria os mesmos efeitos potenciais para promover o sono que comer uma banana.

Baixo teor de açúcar

chá de banana pode ser um bom substituto para bebidas açucaradas. Uma pequena quantidade de açúcar presente na banana é liberada na água durante a fervura do chá, atuando como adoçante natural.

A maioria das pessoas consome muito açúcar de bebidas, o que está associado a um risco de desenvolver obesidade, doença cardíaca e diabetes tipo 2 (confira aqui estudo a respeito: 17).

Portanto, optar por bebidas sem adição de açúcar, como chá de banana, pode ser uma maneira fácil de diminuir a ingestão de açúcar.

Faz bem para o coração

Os nutrientes do chá de banana podem fazer bem para o coração. O chá de banana contém potássio e magnésio, que ajudam a baixar a pressão sanguínea e reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames (confira aqui estudos a respeito: 2181920).

Um estudo realizado com 90.137 mulheres descobriu que uma dieta rica em potássio estava ligada a um risco 27% menor de derrame (confira aqui estudo a respeito: 21). Além disso, uma dieta rica em catequinas, um tipo de antioxidante presente no chá de banana, pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Ainda assim, nenhum estudo revisou diretamente os antioxidantes do chá de banana ou seus efeitos no risco desenvolvimento de doença cardíaca (confira aqui estudo a respeito: 8).

Como fazer chá de banana

chá de banana é muito fácil de preparar e pode ser feito com ou sem casca.

Chá de banana sem casca

  1. Encha uma panela com 2 a 3 xícaras (500 a 750 ml) de água e deixe ferver;
  2. Descasque uma banana e corte as duas extremidades;
  3. Adicione a banana à água fervente;
  4. Abaixe o fogo e deixe ferver por 5 a 10 minutos;
  5. Adicione canela ou xarope de bordo (opcional);
  6. Remova a banana e divida o líquido restante em 2–3 xícaras.

Chá de casca de banana

  1. Encha uma panela com 2 a 3 xícaras (500 a 750 ml) de água e deixe ferver;
  2. Enxágue cuidadosamente uma banana inteira em água corrente para remover sujeira e detritos;
  3. Deixando a casca aberta, corte as duas pontas;
  4. Adicione a banana à água fervente;
  5. Reduza o fogo e deixe ferver por 15–20 minutos;
  6. Adicione canela ou xarope de bordo (opcional);
  7. Remova a banana e divida o líquido restante em 2–3 xícaras.

Se estiver tomando o chá sozinho, guarde as sobras na geladeira e beba-as dentro de 1 a 2 dias, frio ou reaquecido. Para evitar desperdício, use a sobra de banana em outras receitas, como smoothies, farinha de aveia ou bolo de banana.



Fonte: Equipe Ecycle - Katey Davidson



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: saiba tudo sobre o assunto

Leia Mais