Notícias

O Cranberry é uma fruta que possui inúmeras propriedades terapêuticas

Compartilhe:     |  8 de agosto de 2014

Por Joysa Guimarães Artiaga*

Uva do monte, oxicoco, todos esses nomes traduzem uma fruta singular que esta dando o que falar… Estamos falando do famoso Cranberry (fruta bastante popular na América do Norte)! Alem de ter um sabor incrível ainda possui inúmeras propriedades terapêuticas, então, claro que não poderíamos deixar de citar aqui o achado do momento!

Oxicoco (deriva do grego – “baga”, pelo seu sabor ácido) é o nome dado aos arbustos perenes, naturais do hemisfério norte, do gênero Vaccinium, subgénero Oxycoccus e seus frutos. Estes são bagas vermelhas e bastante ácidas, sendo utilizadas na culinária e na produção de sumos. Outros nomes vulgares são arando-vermelho, mirtilo-vermelho, cranberry e airela. Pois e não e tao fácil encontrar essa pequena frutinha aqui, mas nao custa nada saber dos benefícios que ela traz tanto pra saúde, e sim,  para a beleza também! Vamos então saber um pouco mais sobre os ‘milagres’ que o Cramberry pode fazer, além de ser mais rica em vitamina C do que a nossa querida laranja e e um poderoso antioxidante!

E como ja sabemos antioxidante, previne o envelhecimento precoce retirando da pele os radicais livres que provocam as indesejadas rugas e linhas de expressões! Não, e não e só isso, essa frutinha também e uma grande aliada das mulheres! Alem de fazer uma “limpeza” no sangue do período menstrual ainda previne e combate as famosas infecções urinarias, que como todas sabemos e bem mais comum em mulheres pelo fato de os órgãos genitais femininos serem mais propensos a bactérias pelo fato de ter uma mucosa praticamente exposta!

No trabalho, realizado por uma equipe da Cochrane Collaboration (rede dedicada à revisão de intervenções na área da saúde), foram avaliados dez estudos, envolvendo um total de 1.049 participantes. O resultado mostrou que o consumo diário de produtos à base de cranberry, ao longo de um ano, reduzia a incidência de infecções urinárias em 35%. O efeito foi ainda maior em mulheres que sofrem freqüentemente desse problema, com três ou mais infecções urinárias por ano -nelas, a redução foi de 39%.

Não foi identificada, porém, qual a quantidade de cranberry que deve ser consumida para um resultado efetivo.

Segundo Luis Seabra Rios, chefe do departamento de urologia feminina da Sociedade Brasileira de Urologia, pesquisas mostram que alguns dos componentes da fruta evitam a adesão das bactérias à parede da bexiga. A indicação geral, diz, é de um copo de suco de cranberry pela manhã e outro copo à noite.

Nos Estados Unidos, de onde a fruta é nativa, os consumidores têm uma gama maior de opções, como frutas secas, molhos prontos e sucos, além de cápsulas. Na culinária local, a importância do ingrediente ultrapassa as fronteiras do sabor e ganha viés simbólico no Dia de Ação de Graças, na forma de molho para acompanhar o tradicional peru servido na data (também na ceia de natal) e bastante popular o uso de geleia de Cranberry pra servir com aves! Então que tal experimentar? Achar a fruta fresca aqui e meio difícil, mas encontra-se fácil como suco em embalagem tetra park e pode ser achada também seca ou mesmo a geleia pronta! Alem de ser uma delicia, ainda faz bem pra saúde!

A ideia então e aproveitar para descobrir o sabor do charmoso Cramberry e ainda desfrutar de uma gama de benefícios!

*Joysa Guimarães Artiaga é advogada e cronista



Fonte: Diário da Manhã



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como restaurar o equilíbrio intestinal de cães e gatos

Leia Mais