Notícias

O poder dos chás: conheça os tipos de plantas que podem te ajudar no dia a dia

Compartilhe:     |  23 de junho de 2021

Os chás são um remédio natural. Você provavelmente já ouviu algo nesse sentido, não é mesmo? Seja dos seus avós ou de alguém mais velho. A verdade é que eles são fitoterápicos. Ou seja, possuem princípios ativos oriundos de plantas, raízes, folhas e sementes que resultam em uma ação terapêutica.

Eles podem ajudar em problemas de saúde, como: gripes, dores de cabeça ou problemas no estômago. Segundo Joana Dias, especialista em Saúde do GuiaDeBemEstar, os chás também contribuem para a diminuição dos níveis do LDL, o chamado mau colesterol.

“Os chás têm o poder de melhorar o metabolismo. Eles possuem um efeito antibacteriano. Dessa forma, ele pode purificar o organismo, eliminar toxinas e ainda combater a retenção de líquidos”, afirma.

Mas como saber qual chá escolher? Fique tranquilo, nós preparamos uma lista com os principais para você ter em casa. Veja só:

Chá de hortelã

O chá de hortelã não poderia ficar de fora da nossa lista, afinal ele é um dos mais conhecidos. O lado positivo é que é possível cultivá-lo em vasos pequenos.

A hortelã tem benefícios antibacterianos, antifúngicos e anti-inflamatórios. Além disso, ela é muito boa para relaxar os músculos do estômago e para digerir as gorduras.

Chá de Camomila

Anda muito nervoso? O chá de Camomila é essencial para você! Ele é bastante conhecido pelas suas propriedades calmantes e também por ser fácil de cultivar em casa.

A planta também pode ser usada quando você estiver com problemas digestivos, insônias e dores musculares.

Como o Brasil está entre os países mais estressados do mundo, o Chá de Camomila não poderia faltar em nossa lista.

Portanto, pensou em relaxar? Pense no chá de Camomila.

Chá de Gengibre

Está triste ou com preguiça nos últimos dias? Saiba que o Chá de Gengibre serve para melhorar o ânimo e a disposição.

Com ação anti-inflamatória, ele também pode ser utilizado em dores de garganta. Como ele estimula a digestão, é bastante utilizado por quem está de dieta.

O Chá de Gengibre trata também problemas digestivos, circulatórios e dores articulares.

Chá de Anis

Está aqui um Chá para melhorar a sua imunidade. Ele também é um chá digestivo e anti-inflamatório. Ele é indicado, portanto, para gripes e cólicas intestinais.

Assim, ao tomar o Chá de Anis você elimina aqueles chatos gases estomacais e intestinais.

Chá Verde

Outro item essencial para se ter em casa, o Chá Verde auxilia na prevenção a doenças cardíacas e circulatórias. Ao consumir este chá diariamente você diminui o colesterol e fortalece as veias e artérias.

Como ele é responsável por aumentar o metabolismo do corpo, ele consequentemente ajuda na perda de peso. O Chá Verde possui uma concentração bastante grande de cafeína. Por isso é importante não exagerar no seu consumo.

Dica de Chá extra: você tomaria chá de alho? Saiba que ele é um poderoso antibiótico que reduz os índices de pressão arterial e de processos inflamatórios. Temos uma matéria exclusiva sobre ele. Para acessar, basta clicar aqui.



Fonte: Greenme - Daia Florios



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como não repreender seu cachorro – Dicas de cuidados e educação

Leia Mais