Notícias

O que fazer se o funcionário de uma empresa apresentar sintomas de Covid-19?

Compartilhe:     |  17 de março de 2020

Assim como os cidadãos, as empresas devem adotar uma postura responsável para evitar a disseminação do novo coronavírus, causador da doença Covid-19. Entre as medidas recomendadas estão garantir a limpeza do ambiente e estimular o trabalho remoto. Caso um ou mais funcionários apresentem sintomas da doença, porém, a postura deve ser especialmente cuidadosa.

Em seu site, o Governo do Estado de São Paulo recomenda que os colaboradores com sintomas sejam orientados a procurar os serviços de saúde. “Quem tiver histórico de viagem ou contato com algum caso suspeito ou confirmado deve ser enviado para casa imediatamente”, continua o texto.

A recomendação, porém, nem sempre inclui uma ida imediata ao hospital. O Governo Federal recomenda que, para evitar idas desnecessárias às unidades médicas, quem não tiver febre e mais um sintoma da doença deve ligar para a ouvidoria do SUS (136) para receber orientações.

Para garantir que a postura possa ser seguida, o governo paulista diz ser importante que empresas garantam políticas médicas flexíveis, “sem exigir, por exemplo, atestado médico para funcionários ficarem em casa”, além de dar condições para que funcionários cuidem de familiares doentes.

Já se houver um caso de Covid-19 confirmado na equipe, o empregador deve procurar as autoridades de saúde e seguir o protocolo exigido para essas circunstâncias. A lei 13.979/2020, sancionada em fevereiro, prevê políticas de exames obrigatórios, isolamento e quarentena para conter o coronavírus.

Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União, a quarentena é de um prazo máximo de 14 dias, podendo se estender por mais 14 dias com um resultado laboratorial comprovando o risco de transmissão. Está definido que o período é considerado como falta justificada e deverá ser pago pelo empregador.

Aplicativo
Para esclarecer dúvidas sobre a doença, o Ministério da Saúde lançou o aplicativo Coronavírus-SUS. Nele é possível saber mais sobre os sintomas do Covid-19, verificar as unidades de saúde mais próximas e receber notícias sobre o assunto. O app está disponível para Android IOS.



Fonte: Revista PEGN



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dicas para prevenir os resfriados em cães

Leia Mais