Espaço Animal

O seu pet sustentável

Compartilhe:     |  27 de julho de 2019

É possível levar a consciência ambiental também para o mundo dos pets. Conheça algumas alternativas para inserir o seu cão ou gato no mundo da sustentabilidade.

O tema sustentabilidade é tão abrangente que não poderia ficar de fora do universo pet(um segmento que cresce a cada ano). De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação) o Brasil é hoje o quarto maior país do mundo em população de animais de estimação, o que faz cada vez mais sentido inserir os nossos bichinhos nas práticas diárias de sustentabilidade.

Comece pela higiene

Se o universo da sustentabilidade é algo novo para você, que tal começar adotando novos hábitos de higiene para o seu cão ou gato? As fezes dos gatos podem ser recolhidas da caixinha e jogadas no vaso sanitário, agora, quem tem o hábito de levar o cachorrinho para fazer suas necessidades na rua, pode usar uma sacola biodegradável para recolher os dejetos (que também podem ser descartados no vaso, sem a sacola).

Na hora do banho, escolha produtos biodegradáveis, que tenham em sua fórmula ingredientes naturais. Esses produtos são geralmente atóxicos, contribuindo para o bem-estar animal e reduzindo os impactos no meio ambiente.

Conforto com consciência ambiental

O seu cãozinho é tão pequeno que cabe numa bolsa? Que tal adotar uma bolsa para transporte feita com lona de caminhão reciclada? Além de durável, esse material é super-resistente e muito estiloso.

Também é possível encontrar no mercado casinhas feitas com embalagens longa vida recicladas. A vantagem deste material é que, além da resistência, ele é capaz de reter até 40% da temperatura externa, sendo uma boa opção para os cãezinhos que dormem fora de casa. O fabricante garante ainda que este produto é antimofo, resistente a bactérias e impermeável.

Outros produtos que vão deixar o seu pet em dia com a sustentabilidade, são os acessórios feitos em fibra de bambu ou arroz, algodão reciclado, sisal, entre outros. Basta uma rápida busca na internet para encontrar colchonetes, camas, roupas, coleiras, guias, comedouros e brinquedos, tudo feito com estes materiais, que são totalmente biodegradáveis.

Aproveite o que você tem

Que tal aproveitar aquele pneu velho para fazer uma caminha para o seu pet? Às vezes, aquele material que ia para o lixo pode ser reaproveitado para fazer um brinquedo ou mesmo uma cama muito confortável.

Uma camiseta velha pode se transformar num brinquedo bem divertido para o seu cachorro. É só dar uns nós na peça, que ela se transformará num mordedor.

Rolos vazios de papel higiênico também podem se transformar num brinquedo, só que para os gatos. Esta dica também é bem simples. Pegue alguns rolos e coloque dentro alguns petiscos. Tampe com um pedaço de papel e jogue para o seu gatinho. Ele sentirá o cheiro do petisco e ficará um bom tempo entretido, brincando, até que consiga o seu prêmio.

Caixas de papelão podem se transforar num divertido túnel para os gatos. Para isso, basta pegar três ou quatro caixas do mesmo tamanho e cortar o fundo de cada uma delas. Então, é só unir uma na outra com uma fita adesiva grossa, formando um túnel.

Com estas dicas certamente o seu bichinho irá se divertir muito e você, além de reaproveitar materiais, estará economizando um bom dinheiro.

Gostou dessas dicas? Então conte para nós qual atitude sustentável você já adotou para o seu animalzinho de estimação.



Fonte: Pensamento Verde - Fernanda Correia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Quetzal: uma ave bela e misteriosa

Leia Mais