Notícias

O sono dos animais é uma incógnita e foi pouco estudado: Confira 7 Fatos incomuns

Compartilhe:     |  19 de fevereiro de 2021

Muitas pessoas pensam que os animais dormem exatamente como os humanos. Mas este não é o caso. Alguns animais nunca dormem totalmente, mas, fora isso, dão um descanso ao cérebro.

Mesmo o sono humano ainda é um fenômeno muito misterioso para nós, e o sono dos animais quase não foi estudado.

Como os animais dormem:

1 – Como os macacos dormem

macacos

Macaco dormindo – Foto: Freepik

Os gorilas, orangotangos e chimpanzés, na verdade dormem quase como nós. À noite, eles se fazem uma espécie de cama de folhas, grama ou galhos e se aninham nesses “ninhos” como pessoas em uma cama quentinha.

Pequenos primatas, como macacos, dormem de forma diferente, eles simplesmente ficam sentados em um galho em uma posição mais confortável, se movem durante o sono e acordam de vez em quando para verificar se há predadores por perto.

 2 – Elefantes e girafas dormem em pé

girafa

Girafa – Foto: Freepik

No nosso texto sobre como os animais dormem, vamos descobrir como os elefantes dormem? Elefantes e girafas na maioria das vezes simplesmente não conseguem encontrar um abrigo seguro para dormirem, então eles têm que dormir de pé para estarem sempre prontos para pular e fugir do perigo.

Esses animais têm “travas” musculares especiais na região do joelho, para que não precisem forçar os músculos durante o sono. Esses “bloqueios” automaticamente fazem as pernas ficarem retas quando o animal adormece. Cavalos, vacas e até pássaros têm o mesmo mecanismo de sono.

Mas mesmo com esse mecanismo, esses animais ainda precisam deitar-se regularmente no chão para dormir normalmente. O fato é que dormindo em pé, não conseguem entrar na chamada fase de sono REM (fase REM), muito importante para o bem-estar.

Para ter uma saúde normal, um elefante precisa dormir em sono REM pelo menos uma vez a cada 3-4 dias. Além disso, ele precisa de apenas 30 minutos desse sono. Já a girafa, por outro lado, dorme apenas 30 minutos por dia, e para o normal ela precisa dormir na fase de sono REM por apenas 5 minutos.

Além disso, não deixe de conferir: Anatomia do Cachorro: Curiosidades sobre o corpo do cachorro

3 – Os golfinhos dormem com um olho aberto

golfinhos

Golfinhos – Foto: freepik

No nosso texto sobre como os animais dormem, vamos descobrir como os golfinhos dormem?

Como outros cetáceos, os golfinhos não conseguem dormir no sentido usual da palavra. A maioria dos mamíferos marinhos deve ficar constantemente atenta aos predadores e também precisa flutuar até a superfície para respirar.

Se um golfinho adormecer como um humano, ele simplesmente se afogará. Além disso, os golfinhos são criaturas de sangue quente que costumam viver em águas frias, portanto, precisam se mover constantemente para que a temperatura corporal não caia.

4 – Baleias assassinas recém-nascidas nunca dormem

como os animais dormem

Baleia nadando – Foto: Freepik

As baleias assassinas adultas dormem cerca de 5 a 8 horas por dia, mas as baleias assassinas juvenis e suas mães não dormem por 3-4 semanas após o parto. E o mesmo se aplica a outros cetáceos fêmeas e jovens.

Este é principalmente um mecanismo de defesa contra predadores, para os quais o filhote é uma presa saborosa, mas há outros motivos.

O filhote ainda está muito fraco e nada devagar, além disso, ainda não tem gordura subcutânea para se manter acordado. Para sobreviver, ele deve se mover constantemente ao lado de sua mãe, mantendo seu fluxo.

5 – Aves migratórias podem dormir em movimento

como os animais dormem

Aves voando – Foto: Freepik

No nosso texto sobre como os animais dormem, vamos descobrir como as aves dormem?

Os cientistas ainda não estudaram com precisão o mecanismo pelo qual as aves migratórias não descem à noite para o solo, mas continuam a voar por várias semanas. Segundo eles, esses pássaros simplesmente aprenderam a dormir no ar.

Alguns anos atrás, cientistas do Instituto Max Planck estudaram como as fragatas dormem. Descobriu-se que na terra eles podem dormir 12 horas por dia, mas depois podem voar por semanas no céu sobre o oceano em busca de peixes e não retornar à terra.

Os cientistas descobriram que as fragatas podem realmente dormir em movimento e o fazem muito rapidamente, não mais do que alguns minutos de cada vez. Eles também podem dormir com apenas um olho.

6 – Os répteis também podem sonhar

como os animais dormem

Lagarto amarelo – Foto: Freepik

Até recentemente, os cientistas acreditavam que apenas mamíferos e pássaros podiam entrar no sono REM e, assim, ser capazes de sonhar. Isso realmente confundiu muitos, por que os répteis não podem sonhar?

Descobriu-se que eles podem. O pesquisador Gilles Laurent, do Instituto Max Planck, na Alemanha, conectou um eletroencefalograma (EEG) a lagartos e logo percebeu alguns ciclos de sono muito familiares.

Descobriu-se que os lagartos podem entrar no sono REM até 350 vezes por dia, que não dura mais do que 80 segundos. Em humanos, por exemplo, o sono REM dura de 4 a 5 minutos em 90 minutos de sono.

7 – Os peixes dormem no escuro

como os animais dormem

Peixe azul com calda vermelha – Foto: Freepik

O pesquisador Emmanuel Migno, da Universidade de Stanford, e seus colegas estudaram como os peixes dormem usando o exemplo dos peixes de aquário da espécie peixe-zebra. Eles tentaram descobrir se os peixes poderiam sofrer de insônia ou falta de sono, mas viram que os peixes usam um ritmo circadiano.

Quando as lâmpadas estão acesas perto do aquário, os peixes não dormem nada, e quando o aquário é deixado no escuro, os peixes adormecem.

No entanto, nem todos os peixes usam o ritmo circadiano, o peixe mexicano das cavernas sem olhos vive em constante escuridão e, portanto, não afeta o ritmo circadiano.



Fonte: Portal do Dog



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: dicas e cuidados

Leia Mais