Espaço Animal

O uso de meias e sapatinhos faz mal aos cachorros?

Compartilhe:     |  19 de novembro de 2016

Meias

A pergunta foi enviada pelo leitor Patrick Lira

As roupas e os adereços para animais já viraram febre mundial — e não faltam fotos divertidas nas redes sociais para comprovar isso. Mas, apesar da dose extra de fofura, algumas dessas peças podem, sim, prejudicar os bichos. A pedido do leitor do Patrick Lira, vamos nos focar nas meias e nos sapatinhos.

Em resumo, ambos podem, digamos, superaquecer o cachorro. Não é brincadeira: esses animais suam principalmente pela boca (arfando, com a língua de fora) e por uma região nas patas chamada coxim (a popular almofadinha). Ao vedar essa região, as meias e os sapatos dificultam a perda de calor através da transpiração. “Em um dia quente, por exemplo, esses itens podem até gerar hipertermia”, adverte Flavya Mendes de Almeida, professora de veterinária da Universidade Federal Fluminense. Essa alta temperatura corporal, se persistente, chega a fazer seu amigo canino desmaiar ou sofrer convulsões, além de eventualmente danificar os rins. Essas vestimentas, portanto, só devem ser utilizadas quando forem recomendadas pelo veterinário. Isso ocorre geralmente em casos de lesões na pata que exijam curativo.

Bem, mas e as roupinhas? Flavya pede para que entrem em cena apenas quando a temperatura está baixa de verdade e para cachorros com pelo curto — de novo, vale a pena bater um papo com o profissional para estabelecer um limite individualizado para o seu parceiro. E, claro, é preciso respeitar a vontade do pet e testar se ele aceita ou não a peça. “Esses adereços nunca devem ser usados por razões estéticas”, conclui Flavya. O bem-estar do seu cão vale mais do que fotos nas redes sociais, certo?



Fonte: Saúde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais