Notícias

Obama afirma que mundo não pode utilizar todas as suas reservas de combustíveis fósseis

Compartilhe:     |  12 de junho de 2014

Em uma declaração que até poucos anos atrás seria impensável para um presidente dos Estados Unidos, Barack Obama afirmou que, se todas as reservas conhecidas de combustíveis fósseis forem queimadas, não haverá como evitar as piores consequências das mudanças climáticas.

“Não podemos utilizar tudo o que temos. Não tenho dúvida de que todos os países sofrerão enormemente se queimarmos as reservas de combustíveis fósseis que já são conhecidas. Pelo menos uma parte dessas reservas deve permanecer no solo”, afirmou Obama.

A declaração faz parte da entrevista que o presidente norte-americano deu para o último episódio da série Years of Living Dangerously, transmitido nesta semana nos Estados Unidos.

“Claro que não vamos conseguir abandonar os combustíveis fósseis no apertar de um botão, mas devemos começar a utilizá-los com sabedoria, ao mesmo tempo em que vamos migrando para fontes limpas de energia”, disse.

“Não podemos nos dar o luxo de negar as mudanças climáticas. Trata-se do maior desafio que o nosso país e o mundo devem enfrentar neste século”, completou.

A entrevista teria sido gravada antes da divulgação das novas regras para emissões de gases do efeito estufa da Agência de Proteção Ambiental (EPA), apresentadas no último dia 2. Entre as medidas, está o estabelecimento de uma meta de 30% de redução nas emissões de usinas de energia até 2030, em relação ao nível de 2005.

Vídeo: Trecho da entrevista de Obama no Years of Living Dangerously / Showtime /Youtube

(Instituto CarbonoBrasil)



Fonte: Mercado Ético



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dia das crianças: não dê animal de presente!

Leia Mais