Notícias

Obesidade tem custo global equivalente ao do tabagismo, segundo relatório

Compartilhe:     |  26 de novembro de 2014

custo global da obesidade é de 2 trilhões de dólares por ano, ou 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial – quase o equivalente ao impacto mundial do tabagismo ou da violência armada, guerras e terrorismo combinados (que empatam com 2,1 trilhões de dólares). As informações são de um relatório elaborado pela empresa de consultoria McKinsey Global Institute.

Cerca de 30% da população mundial – ou 2,1 bilhões de pessoas – está obesa ou acima do peso, quase duas vezes e meia o número de pessoas subnutridas. A obesidade é a causa de 5% das mortes no mundo.

Os autores estimam que se a tendência atual foi mantida, quase metade da população adulta do mundo pode estar acima do peso ou obesa em 2030.

A pesquisa ressalta a necessidade de uma “resposta coordenada” de governos, varejistas e fabricantes de comida e bebidas, argumentando que uma ação direcionada poderia fazer 20% dos obesos voltarem ao peso normal em uma década.

O trabalho identificou 74 recomendações que, segundo os autores do estudo, ajudarão a reduzir a gordura abdominal em todo o mundo, como limitar o tamanho das porções em embalagens de fast-food, educação dos pais e a introdução de refeições saudáveis em escolas e locais de trabalho. O estudo concluiu que uma ação drástica é necessária, “já que a obesidade alcança agora uma proporção de crise”.



Fonte: Mundo da Sustentabilidade - Veja.com



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais