Notícias

Oficina “Folhas de Comer” ensina usar plantas alimentícias não convencionais

Compartilhe:     |  25 de junho de 2019

O Sesc Avenida Paulista promove no dia 29 de junho, sábado, a oficina “Folhas de Comer” que trata da variedade e do uso das PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais. A atividade gratuita aborda em especial o uso de folhas de tubérculos e outras encontradas junto ao cultivo de diferentes tipos de vegetais (batata doce, brócolis, abóbora, taioba, etc).

Quem ministra a oficina é o “Pé de Feijão”, negócio social que utiliza hortas urbanas como sala de aula para oficinas e atividades, incentivando a educação alimentar em empresas, escolas e comunidades. Para participar da atividade, que faz parte do projeto Clube da Horta, é necessário retirar ingresso com meia hora de antecedência.

PANC

Foto: Cibele Camachi

O termo PANC quer dizer Plantas Alimentícias Não Convencionais e foi criado pelo professor e biólogo Valdely Kinupp, em 2008, na sua tese de doutorado na UFRS. A classificação abrange todas as plantas que geralmente não são incluídas em nosso cardápio, mas que possuem partes ou são inteiramente comestíveis. A estimativa é que no Brasil haja cerca de três mil espécies de plantas que podem ser utilizadas na alimentação.

A oficina “Folhas de Comer” aborda uma parte desses alimentos que são obtidos por meio de tubérculos, que possuem folhas comestíveis, e outros tipos de plantas folhadas. Alguns exemplos são a taioba, planta de folhas grandes verde escura, que recentes pesquisas indicam que tenha mais vitamina A que a cenoura; a folha da batata doce, cuja folhagem tem mais vitamina C que o próprio tubérculo.

Clube da horta

Conjunto de atividades que tem como objetivo explorar práticas voltadas ao cultivo e manutenção de hortas urbanas, além de ações que estimulem a convivência, a ação comunitária, os conhecimentos tradicionais, dentre outros. A atividade acontece todo último sábado do mês.

Mais sobre a oficina Folhas de comer

Foto: Cibele Camachi

Com Pé de Feijão

Quando: dia 29 de junho de 2019

Horário: das 10h30 às 13h30 (sábado)

Onde: Tecnologias e Artes – (4º andar)

Quanto: Grátis, retirar ingressos com meia hora de antecedência (25 vagas)

Classificação: 14 anos

Sesc Avenida Paulista

Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sábado, das 10h às 22h.

Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Horário de funcionamento da bilheteria:

Terça a sábado, das 10h às 21h30.

Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Mais informações no site.



Fonte: Redação CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Entenda a Gravidez Psicológica em Cadelas!

Leia Mais