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Oito em cada nove influenciadores fitness dão conselhos ruins, segundo pesquisa

Compartilhe:     |  3 de maio de 2019

Se você quer perder peso e tem se inspirado nas lições de “influenciadores” das redes socais, é melhor ficar ligado: pesquisadores da Universidade de Glasgow afirmaram que apenas uma a cada nove celebridades digitais que se vendem como exemplo fitness dão conselhos realmente corretos.

O estudo foi centrado em influenciadores britânicos que dão conselhos sobre dietas e condicionamento físico.

Os pesquisadores estudaram as figuras digitais mais populares do país, examinando se as alegações de saúde e de dieta feitas pelos influenciadores eram transparentes, confiáveis, nutricionalmente sólidas e incluíam referências baseadas em evidências.

Uma das autoras do estudo, Christina Sabbagh, disse ao jornal britânico “The Independent” que esses blogueiros e blogueiras são potencialmente prejudiciais pois atingem um público amplo.

“Descobrimos que a maioria dos blogs não pode ser considerada uma fonte confiável de informações sobre o controle de peso, já que muitas vezes apresentam opiniões como se fossem fatos e não cumprem os critérios nutricionais do Reino Unido”, disse a cientista.

Os resultados foram apresentados em um congresso sobre obesidade e apontaram que, em muitos casos, as celebridades da internet falharam em fornecer informações nutricionais e explicar os critérios de metas e consumo de calorias que adotaram.

As análises mostram que os influenciadores faziam sugestões baseada na opinião pessoal, e não em evidências.

Dieta furada

Também foram examinadas as últimas 10 receitas de refeição de cada blog para verificar o conteúdo de energia, carboidratos, proteína, gordura, gordura saturada, fibras, açúcar e sal.

Os autores concluíram que os canais na internet não são recursos confiáveis para o controle de peso.

A presidente do Fórum Nacional de Obesidade, Tam Fry, afirma que o estudo contribui para evidenciar o poder destrutivo das mídias sociais.

“A popularidade e o impacto das mídias sociais no contexto da epidemia de obesidade e boa forma sugere que todos os influenciadores devem ser obrigados a atender a critérios aceitos cientificamente ou clinicamente embasados para o fornecimento de aconselhamento on-line sobre o controle de peso”, diz Tam.

“Os blogueiros vão defender o seu direito à liberdade de expressão ao máximo, mas publicar conselhos que são um lixo é indefensável”, analisa.



Fonte: Extra



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