Eles são conhecidos como janelas da alma, mas seria melhor chamá-los de janelas do corpo. Mais do que sentimentos, os olhos são capazes de revelar uma série de doenças — muitas vezes, silenciosas — que acometem diferentes partes do organismo. Sintomas aparentemente banais, como ressecamento e visão dupla, podem indicar distúrbios que vão desde alterações hormonais a problemas cardiovasculares.
Segundo o oftalmologista e cirurgião ocular Richard Yudi Hida, isso é possível porque a retina (membrana responsável pela formação das imagens) é a única região do corpo em que os vasos sanguíneos são visualizados de forma direta.
— Como ela é toda transparente, o aspecto dos vasos pode ser observado pelo médico por meio do exame de fundo de olho — explica Hida, membro do Grupo de Estudo em Superfície Ocular do Departamento de Oftalmologia da Universidade de São Paulo (USP).
Além disso, o nervo óptico, que pode ser analisado no mesmo procedimento, é considerado um prolongamento do sistema nervoso central. Isso contribui para que doenças neurológicas sejam sinalizadas pelos globos oculares. Da mesma forma, o fato de a parte branca do olho ser dessa cor favorece a avaliação de outros sintomas.
— Mas uma coisa é a pessoa se olhar no espelho, outra é o médico examiná-la. O ideal é fazer o acompanhamento regular com um oftalmologista para evitar diagnósticos errados — alerta Hida.
Quando o exame dos olhos levanta a suspeita de algum problema de saúde relacionado às demais regiões do corpo, o paciente é encaminhado para outro especialista. Por isso, visitar o oftalmologista uma vez ao ano, pelo menos, ajuda a prevenir não só doenças oculares, mas também a detectar diversos distúrbios em fase inicial.
Fonte:
Extra - Camilla Muniz