Notícias

Olhos dão alerta para problemas que atingem outras partes do organismo

Compartilhe:     |  27 de outubro de 2014

Eles são conhecidos como janelas da alma, mas seria melhor chamá-los de janelas do corpo. Mais do que sentimentos, os olhos são capazes de revelar uma série de doenças — muitas vezes, silenciosas — que acometem diferentes partes do organismo. Sintomas aparentemente banais, como ressecamento e visão dupla, podem indicar distúrbios que vão desde alterações hormonais a problemas cardiovasculares.

Segundo o oftalmologista e cirurgião ocular Richard Yudi Hida, isso é possível porque a retina (membrana responsável pela formação das imagens) é a única região do corpo em que os vasos sanguíneos são visualizados de forma direta.

— Como ela é toda transparente, o aspecto dos vasos pode ser observado pelo médico por meio do exame de fundo de olho — explica Hida, membro do Grupo de Estudo em Superfície Ocular do Departamento de Oftalmologia da Universidade de São Paulo (USP).

Além disso, o nervo óptico, que pode ser analisado no mesmo procedimento, é considerado um prolongamento do sistema nervoso central. Isso contribui para que doenças neurológicas sejam sinalizadas pelos globos oculares. Da mesma forma, o fato de a parte branca do olho ser dessa cor favorece a avaliação de outros sintomas.

— Mas uma coisa é a pessoa se olhar no espelho, outra é o médico examiná-la. O ideal é fazer o acompanhamento regular com um oftalmologista para evitar diagnósticos errados — alerta Hida.

Quando o exame dos olhos levanta a suspeita de algum problema de saúde relacionado às demais regiões do corpo, o paciente é encaminhado para outro especialista. Por isso, visitar o oftalmologista uma vez ao ano, pelo menos, ajuda a prevenir não só doenças oculares, mas também a detectar diversos distúrbios em fase inicial.

 



Fonte: Extra - Camilla Muniz



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais