Notícias

Ônibus movido a fezes de bovinos bate recorde na Inglaterra

Compartilhe:     |  25 de maio de 2015

Em novembro de 2014 mostramos aqui no EcoD o primeiro ônibus movido a fezes humanas, que circula nas ruas de Bristol, na Inglaterra. Agora, a novidade fica por conta de um veículo que usa fezes de bovinos como combustível – e que acaba de bater um recorde de velocidade no Reino Unido.

Movido a biometano, o Bus Hound atingiu uma velocidade de 123,57 km/h em uma pista de teste, a maior velocidade já registrada por um ônibus convencional.

Segundo a BBC, o Bus Hound opera dentro da cidade de Reading, no sudeste da Inglaterra, mas mecânicos removeram seu limitador de velocidade para descobrir até qual marca o veículo poderia chegar. Normalmente, ele chega até 90 km/h.

O Bus Hound usa gás natural comprimido criado a partir das fezes bovinas por meio de um processo chamado digestão anaeróbica

O engenheiro responsável pelo projeto, John Bickerton, afirma que a empresa quebrou o recorde para provar a qualidade e capacidade dos ônibus movidos a biometano.

Digestão anaeróbica
“Queríamos mudar a imagem do ônibus como um transporte sujo, fedorento e devagar. Somos modernos, rápidos e na última geração da inovação”, destaca Bickerton.

O Bus Hound utiliza gás natural comprimido criado a partir das fezes bovinas por meio de um processo chamado digestão anaeróbica. O gás é liquefeito e armazenado em tanques no teto do ônibus, um dos 34 veículos da frota de Reading que usa o combustível renovável.

O vídeo abaixo mostra o teste com o ônibus movido a fezes bovinas:



Fonte: EcoD



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais