Notícias

ONU elogia acordo político na República Democrática do Congo e pede esforços por eleições

Compartilhe:     |  9 de janeiro de 2017

“O Conselho de Segurança destaca a importância de que o governo da República Democrática do Congo e os seus parceiros nacionais tomem todas as medidas necessárias para acelerar os preparativos das eleições sem mais atrasos, a fim de organizar o pleito até no máximo dezembro de 2017”, disse o órgão da ONU. Alto-comissário da ONU para os direitos humanos disse que acordo político reflete “ponto de mudança” no país.

O Conselho de Segurança da ONU saudou na última quarta-feira (4) a assinatura do acordo político na República Democrática do Congo e pediu a todas as partes flexibilidade e compromisso para resolver as questões eleitorais pendentes no país.

“O Conselho destaca a importância de que o governo da RD Congo e os seus parceiros nacionais tomem todas as medidas necessárias para acelerar os preparativos das eleições sem mais atrasos, a fim de organizar o pleito até no máximo dezembro de 2017”, disse o órgão da ONU.

Em mensagem emitida pelo seu porta-voz, o alto-comissário da ONU para os direitos humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, disse que o acordo político reflete um ponto de mudança no país.

“O acordo representa uma oportunidade para que todos, incluindo os opositores políticos, jornalistas e representantes da sociedade civil, possam exercer plenamente o seu direito à liberdade de associação pacífica, de opinião e de expressão”, frisou.

Zeid também pediu medidas para evitar uma repetição da violência no país. Ele citou os casos que ocorreram em Kinshasa em setembro de 2016, quando cerca de 54 pessoas foram mortas, e em dezembro, quando pelo menos 40 pessoas morreram e centenas foram detidas em todo o país.

O acordo político é resultado de um documento inicial assinado em 18 de outubro de 2016 entre as partes. Segundo a ONU, trata-se de um importante passo para uma transição de gestão pacífica e consistente com os princípios democráticos consagrados na Constituição do país.



Fonte: ONUBr



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais