Notícias

Operação ambiental protege o sauim-de-coleira, espécie em risco de extinção

Compartilhe:     |  27 de janeiro de 2015

A Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama) no Amazonas finalizou na última quinta-feira (22), a Operação Silvestres Urbanos. O objetivo principal da fiscalização foi a preservação do macaco sauim-de-coleira, espécie reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente como criticamente em risco de extinção.

Foram realizadas vistorias em obras e empreendimentos que geram impactos ambientais e que desenvolvem atividades potencialmente poluidoras, especialmente em áreas de ocorrência do primata.

A operação, que está prevista no Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa) do Ibama, foi realizada em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea/Am) e a Secretaria de Meio Ambiente de Sustentabilidade de Manaus (Semmas).

A equipe avaliou a situação das instalações e da operação de obras e empreendimentos, além de verificar sua legalidade por meio de análise documental. No total, doze empreendimentos foram vistoriados, dos quais, seis foram notificados pelo Ibama e um embargado pela Semmas.

O foco da operação é a prevenção e o combate ao crescimento urbano desordenado, que causa impactos na fauna silvestre da região metropolitana de Manaus. Estão entre os alvos vistoriados estabelecimentos comerciais, estradas, fábricas, indústrias, depósitos, galpões, estaleiros navais, condomínios residenciais e obras públicas instalados em áreas de ocorrência de populações de sauim-de-coleira.

De acordo com o Código Ambiental de Manaus, os locais onde há ocorrência da espécie são considerados Áreas de Preservação Permanente (APP) e, por isso, devem passar por um processo criterioso de licenciamento com objetivo de mitigar os impactos sobre a espécie e garantir a sobrevivência.

Após análise de documentos, irregularidades detectadas serão punidas, conforme legislação ambiental vigente, podendo haver mais obras ou empreendimentos embargados.

O sauim-de-coleira é a espécie-símbolo de Manaus, e as ações para preservação do primata continuarão ao longo do ano.



Fonte: Ibama



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Considere aspectos individuais antes de sacramentar vínculo com animal de estimação

Leia Mais