Notícias

Ora-pro-nóbis: as melhores receitas com a rainha das PANCs

Compartilhe:     |  23 de maio de 2020

Rainha das PANCs (plantas comestíveis não convencionais), a ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é conhecida como “carne verde”, “carne vegetal” ou “bife de pobre” por seu elevado teor de proteína e minerais, especialmente cálcio e ferro.

A parte comestível da planta são as folhas, flores e pequenos frutos redondos e alaranjados.

Apresenta enorme potencial alimentar e pode ser consumida in natura, cozida, à base de molhos ou na forma processada, (desidratada, moída e em pó) como matéria-prima para a indústria.

Fica ótima em refogados, panquecas e até bolos, pães, omeletes e saladas. As folhas podem ser consumidas cruas, em saladas ou refogadas, como recheio de tortas e hortaliças nas sopas.

Uma opção bem fácil de consumir a ora-pro-nóbis é colocá-la no feijão, se colocar as folhas picadas durante o cozimento na pressão, elas vão sumir e você nem vai perceber que elas foram acrescentadas, mas se deixar para colocar após o cozimento, ao temperar, poderá sentir toda a textura e a garantia de potência de ferro na sua vida.

A ora-pro-nóbis também pode ser transformada em farinha e utilizada no preparo de pães e massas em geral.

Em Minas Gerais, a ora-pro-nóbis não tem nada de não convencional, ela é bem comum, tem até um prato típico e tradicional da culinária mineira.

Vamos aprender algumas receitas com essa PANC, para variar e aproveitar de todos os seu benefícios.

Escondidinho de ora-pro-nóbis

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe as batatas até estarem bem macias. Escorra e amasse como purê. Incorpore o queijo e tempere com sal. Reserve.

Corte as folhas de ora-pro-nóbis em fatias finas como se fosse couve. Refogue as folhas no azeite e adicione cebola picadinha e deixe refogar com o palmito picado e tempere a gosto. Depois acrescente o milho. Coloque esse recheio em um pirex e por cima cubra com o purê de batatas.

Leve ao forno para gratinar. O prato rende para 4 pessoas.

Veja o passo a passo dessa receita que é do Canal ReichVegano:

Nhoque de ora-pro-nóbis

O legal desse nhoque é que além de nutritivo, diferente e gostoso ele não leve nada ou quase nada de farinha de trigo, apenas para polvilhar a bancada. A base é batata assada com queijo minas e ora-pro-nóbis. O uso de batata assada e não cozida, ajuda o legume a ficar mais sequinho, com menos água, e por isso, não precisa de farinha para dar o ponto do nhoque.

Modo de preparo

Coloque as batatas numa assadeira sobre uma cama de sal grosso e leve ao forno a 170º por uma hora e meia. Amasse as batatas e misture com as folhas de ora-pro-nóbis picadas, um pouco de sal, as gemas e com as mãos junte tudo até formar uma massa. Coloque farinha numa bancada e faça rolinhos com a massa para cortar em forma de bolinhas de nhoque.

Numa panela em água fervente cozinhe os nhoques até eles subirem do fundo da panela até a superfície.

Numa frigideira, coloque um fio de azeite, frite os nhoques levemente, junte o alho amassado, o molho de tomate e finalize com os queijos ralados, parmesão e queijo minas. Pode levar ao forno para gratinar.

Essa receita serve 2 pessoas.

Acompanhe tudo no vídeo abaixo:

Pão rápido fofinho com ora-pro-nóbis

O mais gostoso desse pão é que ele é rápido, fácil, não precisa de sova, é muito nutritivo e o melhor: ele fica verde.

Ingredientes

Modo de fazer

Em metade da água morna, junte o fermento e o açúcar e misture bem para diluir. Bata no liquidificador por um minuto o restante da água, o ovo e as folhas da ora-pro-nóbis. Coloque essa mistura numa tigela, junte a nata, margarina ou manteiga e misture bem e acrescente a farinha e continue misturando até dar o ponto da massa, se precisar, acrescente mais farinha. Finalize com a colher de sal. A massa fica um pouco grudenta e não tão firme.

Unte uma forma com farinha, despeje a massa e deixe crescer até dobrar de tamanho. Depois asse em forno a 180º até ficar dourado.

Omelete de ora-pro-nóbis

Essa é uma receita que além de rápida e fácil é uma ótima opção de variar sua omelete e deixá-la mais nutritiva.

Modo de fazer

Bata o ovo com os temperos e as folhas de ora-pro-nóbis picadinha. Numa frigideira com um fio de óleo, frite a omelete. Esse prato serve uma pessoa.

Veja como fica, seguindo o vídeo abaixo:

Panqueca de ora-pro-nóbis

Essa é uma ótima opção para variar e deixar a panqueca mais nutritiva. Fácil e rápido, acrescente sabor e vitaminas a essa receita usando a ora-pro-nóbis.

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador, use uma concha para colocar a massa numa frigideira quente, regada com um fio de óleo e doure dos dois lados.

Patê de ora-pro-nóbis

Esse patê é muito gostoso e saudável, fácil, prático e uma opção para inovar suas entradas e happy hours. A cor verde fica muito bonita e diferente.

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no processador ou liquidificador e está pronto. Pode ser armazenado na geladeira por 3 dias.

Biscoito de polvilho azedo de ora-pro-nóbis

Polvilho é unanimidade, enriquecido com essa panc então, vale a pena tentar.

Modo de preparo

Bata no liquidificador a ora-pro-nóbis com água para triturar. Reserve.

Numa panela, junte o leite e o óleo e deixe ferver para escaldar o polvilho.

Numa bacia grande, coloque o polvilho azedo e o sal e junte a mistura fervente. Misture bem com uma colher e junte a mistura da ora-pro-nóbis com a água.

Sove bem e depois da massa firme, coloque o restante da água, cerca de 250 ml de água de forma que a massa fique bem líquida de forma que consiga pingar a massa na assadeira, usando um saco de confeitar.

Bolo de ora-pro-nóbis

Cansou de salgado, que tal um doce feito dessa hortaliça tão nutritiva? Duvida? Que tal tentar fazer esse delicioso bolo?

Modo de preparo

Lave o ora-pro-nóbis e passe-o no processador e bata todos os ingredientes deixando o fermento por último.

Coloque em uma forma untada com óleo e farinha e cozinhe ao forno a 180 graus por aproximadamente 40 minutos.

Salada com flores de ora-pro-nóbis

Ficou surpreendido com o bolo? Então que tal comer as flores da ora-pro-nóbis? Elas são lindas, embelezam a comida, são saborosas e nutritivas.

Use a imaginação e combine sabores ou as folhas, hortaliças e verduras que mais lhe agrade. Alface, rúcula, agrião, repolho, pepino, cenoura, beterraba e por aí vai… o que tiver na geladeira.

Prepare uma salada, tempere a gosto e decore com as flores de ora-pro-nóbis.

Com todas estas opções, aproveite de todos os benefícios da rica “carne de pobre” e… bom apetite!



Fonte: GreenMe



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Emocionante: vídeo mostra tartarugas-marinhas sendo salvas por pescadores no litoral catarinense

Leia Mais