Notícias

Ora-pro-nobis: O superalimento proteico pouco conhecido!

Compartilhe:     |  31 de dezembro de 2019

A ora-pro-nobis é uma planta que muita gente tem em casa sem saber (usando-a como cerca viva) e que tem inúmeros benefícios para saúde, pois ela é comestível e rica em proteínas. Abaixo você conhecerá as propriedades da ora-pro-nobis, seus benefícios para a saúde, como preparar e como consumi-la.

Há uma infinidade de alimentos com altíssimo poder proteico e os vegetais não ficam de fora. Se você quer evitar as carnes, pode tentar cozinhar com essas 15 fontes de proteína vegetal.

Proteínas são tão importantes para o nosso bem estar que devem ser consumidas diariamente. Elas são responsáveis por construir e reparar o tecido muscular. Conheça algumas proteínas de alto valor biológico para ajudar na sua alimentação.

E se você buscou pela ora-pro-nobis por ter ouvido que ela é uma grande fonte de proteínas, não deixe de conferir se as proteínas vegetais são suficientes para o crescimento muscular.

Propriedades da Ora-pro-nobis

Suas propriedades já são bastante conhecidas, principalmente pelas pessoas que vivem nas zonas rurais, e a cultivam em seu quintal como remédio e alimento. Foi a partir desse conhecimento popular que a Ora-pro-nobis passou a chegar às grandes cidades, ainda de forma bastante tímida, mas já é um bom começo.

O nome científico da planta é Pereskia aculeata. Trata-se de uma planta de folhas e frutos comestíveis rica em nutrientes.

Por ser bastante popular em Minas Gerais, a Universidade de Lavras realizou um estudo sobre suas propriedades, constatando que seus princípios ativos são eficientes para o tratamento de várias doenças, tanto de origem inflamatória, quanto gastrointestinais, circulatórias, etc.

Benefícios da Ora-pro-nobis

Fibras

Seu alto teor de fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal. Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores.

As fibras alimentares também ajudam a reduzir o risco de desenvolver doenças como a diabetes, as doenças cardíacas e a obesidade. Em relação à diabetes, por exemplo, a fibra atua absorvendo e redistribuindo o açúcar ingerido através da dieta, evitando que ocorram picos de glicose no sangue.

Anemia

Pessoas com anemia deverão passar a utilizá-la com mais frequência, pois os índices de ferro são essenciais para o tratamento desse quadro.

A anemia é uma condição que causa sintomas desagradáveis como cansaço excessivo, tontura, fraqueza e problemas na memória. Muitas podem ser as causas da anemia, mas geralmente ela ocorre devido a insuficiência de ferro no sangue que prejudica a produção da hemoglobina e interfere na distribuição de nutrientes e oxigênio através do sangue.

Processos Inflamatórios

O chá, feito a partir de suas folhas, tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras.

Além das propriedades anti-inflamatórias, a Ora-pro-nobis também atua como cicatrizante e analgésico diminuindo as dores relacionadas à inflamação. Segundo um estudo da Universidade de Juiz de Fora, a planta pode ser eficaz no tratamento de várias doenças inflamatórias que afetam a pele.

Varizes

Esse poder depurativo associado ao chá também está ligado ao tratamento e prevenção de varizes.

O efeito anti-inflamatório da Ora-pro-nobis auxilia na redução das dores e da inflamação associadas as varizes. Além disso, o alto teor de ferro melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, contribui para o tratamento das varizes.

Gravidez

As grávidas deveriam consumir Ora-pro-nobis nesse período, pois ela é rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas para o bebê.

Tanto o ferro quanto o ácido fólico – ambos encontrados na planta – são essenciais para o bom desenvolvimento físico e intelectual do feto. Não é à toa que esses são os dois nutrientes mais indicados como suplementos nutricionais durante a gestação para garantir que o cérebro do bebê será bem desenvolvido.

Sistema Imunológico

A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas.

A ação antioxidante da Ora-pro-nobis previne o desenvolvimento de várias doenças que podem ser causadas pela ação nociva dos radicais livres, o que também contribui para a saúde do sistema imune.

Pele

Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade. A vitamina A ajuda a nutrir e hidratar tanto a pele quanto os cabelos. Já a vitamina C ajuda a estimular a síntese de colágeno deixando a pele mais firme e bonita.

Visão

O retinol também é fundamental para manter a integridade da visão em dia. A saúde ocular é beneficiada pela Ora-pro-nobis não só por contribuir para a saúde dos olhos, como também para prevenir contra problemas que afetam os olhos.

Ossos e Dentes

Mantém ossos e dentes fortalecidos, pela boa quantidade de cálcio. A presença de outros minerais como o fósforo também ajuda a preservar a saúde óssea e a saúde dos dentes.

Composição nutricional da Ora-pro-nobis

COMPOSIÇÃO QUÍMICA EM 100 GRAMAS DE FOLHAS:
Energia 26 kcal
Proteína 2,00 g
Lipídios 0,40 g
Carboidratos 5,00 g
Fibras 0,90 g
Cálcio 79,00 mg
Fósforo 32,00 mg
Ferro 3,60 mg
Retinol 250,00 mcg
Vitamina B1 0,02 mg
Vitamina B2 0,10 mg
Niacina 0,50 mg
Vitamina C 23,00 mg

É uma planta com alto teor de proteína (aproximadamente 25% de sua composição). Entre seus aminoácidos, teremos a lisina e o triptofano em maior quantidade. Seu elevado teor de vitamina C supera a laranja em 4 vezes. Além dos minerais e vitaminas, também é rica em fibras.

Como consumir Ora-pro-nobis?

A parte comestível da planta são suas folhas. Seu preparo é extremamente simples, como qualquer verdura que adquirimos. Obviamente, devemos lavá-las bem. É preciso que se utilize uma grande quantidade, pois, após o preparo, seu volume se reduz bastante.

Seu sabor é neutro, ou seja, não é picante, nem ácido, nem amargo. Tem uma textura macia, fácil de mastigar. Ela poderá fazer parte de recheios, saladas, refogados, sopas, e onde mais sua imaginação de culinarista permitir.

Como preparar Ora-pro-nobis?

Para servir como incentivo, e mesmo matar a curiosidade, vamos passar algumas receitas simples com Ora-pro-nobis. É extremamente simples o preparo e manuseio das folhas.

1. Batatas ao pesto de Ora-pro-nobis

Ingredientes:

Preparo:

Faça primeiramente o pesto, batendo todos os ingredientes no liquidificador, com exceção das batatas. Caso tenha um processador, tecle na função pulsar, pois você não quer que vire um suco. É importante sentir a textura dos alimentos presentes no molho pesto. Reserve.

Cozinhe as batatas, mas deixe-as firmes. Coloque-as numa forma e regue com um fio de azeite e salpique sal e pimenta. Leve-as ao forno médio, pré-aquecido, até que estejam coradas.

Assim que retirar as batatas do forno, despeje o molho pesto sobre elas, e sirva imediatamente.

2. Pão vegetariano de Ora-pro-nobis

Ingredientes:

Preparo:

O fermento deverá ser dissolvido juntamente com o açúcar, até formar uma pastinha. A seguir, adicione a água morna, mas tenha cuidado para que não esteja quente, pois fará com que o fermento não se desenvolva. Faça um teste no dorso da mão.

Aguarde alguns minutos e verá que a fermentação se inicia, levantando pequenas bolhas. Essa etapa é importante para saber se o fermento está bom. Caso isso não aconteça, descarte e reinicie.

A seguir, junte os ovos, a manteiga e o sal. Deixe aguardando enquanto bate as folhas de Ora-pro-nobis com a água fria no liquidificador.

Agora, junte à massa. Deixe a farinha para o final, onde deverá ser adicionada aos poucos, até começar a soltar das mãos.

Nesse momento, cubra com um guardanapo e deixe essa massa descansar até notar que dobrou de volume.

Divida em duas partes, modele os pães no formato que preferir. Pincele com gema e leve ao forno para assar, em forno pré-aquecido, até dourar.

3. Farinha enriquecida com Ora-pro-nobis

Essa farinha irá enriquecer suas receitas. É feita a partir das folhas desidratadas. Para isso, será preciso colher muitas folhas. Deixá-las em local seco e fresco, até que estejam totalmente desidratadas. Nesse momento, basta triturá-las ou e adicioná-las a seus pratos culinários. Essa farinha é rica em proteínas, aminoácidos, vitaminas, sais minerais, e fibras. Guarde num vidro com tampa e utilize nos pães, bolos, tortas, panquecas, etc.

Ora-pro-nobis ajuda a emagrecer?

A princípio, sim. Um dos fatores favoráveis ao emagrecimento está diretamente ligado à grande quantidade de fibras que a planta apresenta. Numa dieta equilibrada, as fibras são essenciais para dar a sensação de saciedade, o que nos faz comer menos nas refeições.

Além do mais, elas ajudarão no esvaziamento intestinal mais rápido, evitando que toxinas estejam circulando por nosso organismo, nos livrando de inchaços e retenção de líquidos. Se essas fibras forem ingeridas cruas, mais eficientes serão.

É claro que não basta comer Ora-pro-nobis. Ela é uma aliada entre uma série de outros que precisamos para nos manter magros.

Contraindicações

Até onde se sabe, não há contraindicações ao seu consumo, a não ser por pessoas que apresentem algum tipo de alergia a ela, porém, seus índices de toxicidade são praticamente nulos.

Onde encontrar?

Nos estados do Sudeste é mais fácil, por ser mais abundante nessa região. Em Minas Gerais, é facilmente encontrada, fresca, desidratada, em saquinhos. Costumam vender um saquinho com 200 gramas por algo em torno de R$ 1,00.

Vídeo:

Conhecendo melhor

Quem não se apaixonar por seu sabor, seguramente se apaixonará por sua beleza. Incluímos um vídeo amador, onde é possível apreciá-la, em plena floração, cercada de abelhas em processo de polinização. Infelizmente não será possível desfrutar de seu perfume. Confira:

Considerações finais

É uma pena que não se leve a sério o cultivo de Ora-pro-nobis em grande escala. Seguramente, seus valores nutricionais poderiam acrescentar muito aos hábitos alimentares dos brasileiros, principalmente através da farinha enriquecida, que poderia chegar facilmente à nossa mesa.

Sendo possível seu cultivo em ambiente doméstico, uma vez que pega bem em qualquer tipo de solo, não exige cuidados específicos, se propaga com facilidade.

Quem nunca provou e gostaria de adquirir uma muda, dê uma vasculhada pela internet. É possível encontrar generosos doadores. Vale a pena!



Fonte: Mundo Boa Forma



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais