Notícias

Ordenação do Parque da Mata do Pau-Ferro será tema de oficina

Compartilhe:     |  6 de agosto de 2014
O plano de zoneamento do Parque Estadual Mata do Pau-Ferro vai ser o assunto de uma oficina a ser realizada nas próxima quinta-feira (7) e sexta-feira (8) no auditório da Universidade Federal da Paraíba, campus II, em Areia. O objetivo é discutir, de forma participativa, a ordenação do uso da Unidade de Conservação.
“Com a oficina, discutiremos, de forma democrática, o uso público da área. A sustentabilidade do Parque depende de seu plano de manejo. Seu principal instrumento de gestão é o zoneamento e mapeamento da Unidade de Conservação, para organizar espacialmente estas zonas sob diferentes graus de proteção e regras de uso”, explicou o coordenador de Estudos Ambientais da instituição, Thiago Silva.
Ele destacou que o zoneamento ambiental visa a manutenção da biodiversidade, dos processos naturais e dos serviços ambientais locais. “O plano de manejo também inclui medidas para promover a integração do Parque à vida econômica e social das comunidades vizinhas, o que é essencial para que a implementação da UC seja mais eficiente”, complementou.
A oficina, que acontece das 8h às 18h, será voltada para técnicos da Sudema, comunidade científica e acadêmica, sociedade civil e moradores das comunidades do entorno do Parque.
Parque Estadual Mata do Pau-Ferro
Criado em 2005, o Parque é formado por um fragmento de 607 hectares, representado por um tipo específico de Mata Atlântica, possuindo espécies de plantas endêmicas, ou seja, que só ocorrem naquela localidade, como a Erythroxylum pauferrense. Além disso, abriga uma significativa diversidade de aves, sendo citada pela Bird Life Internacional e pela SAVE Brasil – renomadas instituições focadas na conservação das aves.


Fonte: Jornal da Paraíba



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Educação canina para iniciantes: 5 dicas

Leia Mais