Notícias

Organização Mundial de Meteorologia pede que países se preparem para o El Niño

Compartilhe:     |  3 de julho de 2014

A Organização Mundial de Meteorologia, OMM, fez um alerta para que os países se preparem para enfrentar o El Niño.

Segundo a agência da ONU, o fenômeno climático deve atingir 60% de sua capacidade entre julho e agosto e pode chegar a 80% entre outubro e dezembro.

Secas e Enchentes

De acordo com o aviso do Serviço Nacional Meteorológico e Hidrológico, vários governos começaram a se preparar para enfrentar o problema, que é associado a secas e enchentes em escala regional em diversas partes do mundo.

Além disso, o El Niño tem uma influência no aumento das temperaturas globais.

A OMM explica que o fenômeno climático é caracterizado por um aquecimento fora do normal das águas do oceano Pacífico, que ocorre em períodos que podem variar de dois a sete anos. A última temporada do El Niño aconteceu entre 2009 e 2010.

Brasil

No Brasil, os meteorologistas afirmam que o país vai sofrer com secas mais rigorosas do que o normal nas regiões norte-nordeste e com cheias também mais fortes do que o comum no sul do país.

Mas a OMM diz que os efeitos do El Niño são sentidos da Indonésia, Filipinas e Austrália aos Estados Unidos e Canadá.

Durante o inverno no hemisfério norte, entre dezembro e março, o fenômeno costuma causar o aumento das temperaturas em regiões frias do Alasca e do Canadá. Ao mesmo tempo, ocorrem tempestades mais fortes, principalmente na área do Golfo do México.

(Rádio ONU – Edgard Júnior)



Fonte: Mercado Ético



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Uma casa ambientada para você e seu pet

Leia Mais