Notícias

Os 10 principais benefícios do vinagre de maçã: efeitos e propriedades positivas

Compartilhe:     |  4 de agosto de 2020

Em uma salada, já é essencial para você. Quando você conhece todos os benefícios do vinagre e todas as virtudes que ele fornece ao seu corpo, será ainda mais, e você não o consumirá apenas no molho!

Todos os tipos de vinagre são benéficos para o nosso corpo, porque todos contêm ácido acético, um elemento que dá a esse líquido seu poder desinfetante e reidratante; e porque são ricos em fósforo e em vários sais minerais.

No entanto, o vinagre de maçã tem uma ação específica no corpo. Ele contém um nível muito alto de potássio, o que o torna um elemento essencial para o equilíbrio ácido-básico do nosso corpo.

Top 10 virtudes do vinagre de maçã

Os 10 principais benefícios do vinagre de maçã

Então, aqui estão 10 razões pelas quais você deve fazer dele o seu novo companheiro:

1 – Remédio antifadiga

Os aminoácidos e potássio que este vinagre contém ajudam a aliviar a fadiga devido ao estresse ou simplesmente à atividade física.

Eles realmente agem sobre os ácidos lácticos que o corpo acumula e que estão na origem desse sentimento de fadiga. Quando você está sem sono ou se sentindo exausto, pode adicionar duas colheres de sopa de vinagre de maçã a um copo de água ou suco para dar um impulso.

2 – Vinagre de maçã estimula o sistema imunológico

As temperaturas caem e seu corpo sofre. Ao consumir 4 colheres desta gargarejo antibacteriano natural em um copo de água morna, diga adeus a resfriados, gripes e dores de garganta!

Se você já está em mau estado, tente este xarope caseiro antes de ir ao médico:

  • duas colheres de sopa de mel
  • misturado com 100 ml de vinagre de cidra

Este remédio deve ser bebido a cada 4 horas para uma eficácia ideal.

Esse condimento milagroso também é eficaz na inalação quando as passagens nasais estão congestionadas ou no caso de dor de cabeça. O potássio que o compõe ajuda a liquefazer a fleuma e, portanto, seria uma boa maneira de limpar os seios .

Conte três colheres de sopa para um recipiente grande de água quente; e você receberá seu tratamento natural!

3 – Anti-colesterol

Segundo algumas pesquisas científicas, consumir este produto regularia o nível de colesterol contido no sangue, graças ao ácido acético do qual é composto. (Isso não é desculpa para comer gordura diariamente, no entanto 😉)

4 – Diabetes

Esta doença é um nível anormal de açúcar no sangue. O papel do vinagre de maçã na cura desta doença é estudado em muitos estudos científicos, como os realizados no Departamento de Nutrição da Universidade Estadual do Arizona , o que explica que o vinagre atua na digestão de amidos processados em glicose por absorção.

É de fato um importante regulador natural do açúcar no sangue!

Para regular o nível de açúcar no sangue após uma refeição, beba duas colheres em um copo de água. Se você tiver alto nível de açúcar no sangue, tome o mesmo remédio antes de ir para a cama.

5 – Vinagre de maçã contra problemas digestivos

Distúrbios digestivos ou intoxicação alimentar? Tome um pouco de vinagre de maçã e você rapidamente se sentirá melhor. Tem o poder de regular o trânsito e ajudar a renovar a flora intestinal e estimular a digestão , além de ser preventivo contra úlceras.

A ameixa também é um consultor para digestão!

Por conter substâncias chamadas “pectinas”, também ajuda a aliviar espasmos intestinais, gases ou constipação .

Além disso, é um remédio real contra gases ou constipação e consumido meia hora antes de uma refeição rica, o vinagre de maçã evita uma possível indigestão .

Beber como gargarejo com possivelmente um pouco de mel para o lado doce ou em suco de maçã.

6 – Dor muscular, cãibras e contusões

O vinagre de maçã cura contusões

Por conter uma grande quantidade, o vinagre possibilita preencher a falta de potássio na origem do fenômeno das cãibras e, assim, acalma-lo. Basta beber um copo de água com 2 colheres de sopa de vinagre de maçã e um pouco de mel.

No caso de dores dolorosas , dores nas costas ou durante uma entorse , tomar um banho com dois copos desse líquido acalma a dor. Finalmente, aplicá-lo como um produto em uma contusão ajuda a aliviá-lo e desbotá-lo.

7 – Reequilibra o nível de sais minerais

O vinagre de maçã possui um alto teor de sais minerais diferentes, como cálcio, fósforo, flúor, enxofre, sílica ou mesmo ferro. Por isso, ajuda a recuperar aqueles perdidos pelo suor durante um esforço, por exemplo.

É a partir dessa observação que nasceu o famoso coquetel do doutor Jarvis: duas colheres de chá de vinagre e duas colheres de chá de mel diluídas em 25 cl de água.

8 – Soluços

No caso de um ataque de soluços, não há mais técnicas de beber de cabeça para baixo ou de tentar se assustar … o vinagre, por seu gosto particular, atua nos nervos da garganta responsáveis ​​por esse fenômeno.

9 – Respiração

Se você não conseguir se livrar desse flagelo do mau hálito , tente beber uma colher de vinagre e ele atacará as bactérias que causam o mau hálito.

10 – Aliado da beleza

Parceiro de emagrecimento

Ao atuar no amido digerido pelo organismo, esse tipo de vinagre seria um aliado ideal como parte de uma dieta. O ácido acético nele contido também seria a causa de uma diminuição no apetite. Descubra como usar o vinagre de maçã para perda de peso !

Cabelo

Aplicado como uma máscara no cabelo duas vezes por semana, o vinagre de maçã misturado com água ajuda a combater a caspa. Isso ocorre porque a acidez da qual é feita regula o nível de pH do couro cabeludo. Basta aplicar a mistura e deixar agir por 15 minutos antes de lavar o cabelo.

Pele

Antibacteriano natural, limpa a pele e proporciona uma aparência mais suave e macia. Os ácidos contidos atuam como um esfoliante para a pele e, portanto, ajudam a combater a acne . Também preservaria o estado das células.

Assim, por exemplo, você pode começar lavando o rosto com vinagre de maçã (sim, sim!) Como os conselhos no vídeo abaixo que selecionamos para você:

Dentes

E como isso não foi suficiente, essa cura milagrosa também é para higiene bucal. Este líquido ataca bactérias na boca e gengivas e também ajuda a limpar manchas nos dentes. No entanto, você terá que esperar pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes. Correndo o risco de abrasão, o esmalte já “amoleceu” pela acidez do vegetal.

Muitos benefícios, desde que você evite o excesso!

Desde seus efeitos no sistema digestivo até seu uso em produtos de beleza, a variedade de qualidades do vinagre de maçã é muito ampla, e você estaria errado em não lhe dar um lugar de destaque no seu armário de condimentos!

Para acentuar os benefícios: prefira um vinagre orgânico com vários meses de idade. Assim, conterá mais ingredientes ativos que o tornam um remédio natural real.



Fonte: Click Bahia - Ana Paula



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Aromaterapia para cães tem vantagens, mas exige conhecimento

Leia Mais