Uma das mais lindas visões proporcionadas pela Astronomia é o encontro dos planetas ao entardecer. Pelo menos uma vez por ano, é possível admirar quatro ou cinco planetas brilhantes ao mesmo tempo no céu.
Em outubro, apreciaremos Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno reunidos no comecinho da noite a oeste. Marte, que está aparecendo só no final da madrugada, fica de fora. O destaque será a bela conjunção no dia 29, entre Mercúrio, Vênus e a Lua, que formarão um triângulo no céu a oeste.
Outro ponto alto é a chuva de meteoros Orionídeos no dia 21. Procure um local de céu bem escuro e programe ao menos duas horas de vigília para observar as estrelas cadentes.
CÉU DO MÊS
Dia 5/10
Ocultação noturna
Às 16h30, a Lua passa exatamente em frente ao planeta Saturno, fenômeno conhecido como ocultação. No Brasil será visível nos estados da região Sul e em parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Observe com um telescópio.
Dia 20/10
Mais longe do Sol
Mercúrio é o planeta visível a olho nu mais difícil de ser observado, por estar próximo ao Sol. As melhores chances são quando ele se afasta da nossa estrela, nas elongações máximas. Olhe a oeste após o pôr do sol, acima de Vênus.
Dia 21/10
Meteoros em Órion
Chuvas de meteoros são causadas pela poeira deixada por cometas e asteroides. O famoso Halley é responsável por duas chuvas: Eta Aquarídeos, em maio, e Orionídeos, em outubro. Procure a região das Três Marias a partir das 5h.
Dia 28/10
Hora de Urano
O primeiro planeta descoberto através do telescópio atinge sua oposição nessa noite — na constelação de Áries, próximo à divisa com Peixes e Baleia. Use um binóculo ou um pequeno telescópio para ver seu pálido disco.
*Gustavo Rojas
Físico da Universidade Federal de São Carlos. Esta coluna foi certificada com o selo de qualidade da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).
Fonte:
Revista Galileu - GUSTAVO ROJAS*