Notícias

Painéis de argila podem ajudar a regenerar recifes de coral nas águas de Hong Kong

Compartilhe:     |  3 de agosto de 2020

Pesquisadores da Universidade de Hong Kong e do Instituto de Ciências Marinhas de Swire estão usando estruturas de argila impressas em 3D para ajudar a recuperar corais nas águas de Hong Kong.

O projeto tem como meta instalar painéis de 65cm de diâmetro e cerca de 20kg que ajudarão os corais a sobreviver e se reproduzir.

Em 2018, o tufão Mangkhut, ou tufão Ompong como ficou conhecido nas Filipinas, destruiu quase 80% dos corais na península de San Kung, em Hong Kong. Como a recuperação natural dos corais poderia levar décadas, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Hong Kong desenvolveu estruturas que podem servir de base para a regeneração dos recifes, permitindo o crescimento de corais tanto na direção horizontal quanto na vertical.

A argila foi escolhida como material porque não sofre influência e nem tem impactos no ambiente marinho. “O clima subtropical de Hong Kong gera muita sedimentação marinha”, explica a professora Lidia Ratoi que faz parte da equipe do projeto.

“Por isso os painéis tem diversas perfurações, para que este sedimento não se depositem em sua superfície, asfixiando os corais. O tamanho das cavidades é suficientemente grande para que os corais cresçam vertical e horizontalmente, ficando fortes para que possam competir com outras espécies marinhas como algas”, detalha a professora.

O método foi testado com sucesso e, desde então, já foram impressos 128 painéis de argila em impressoras 3D que foram depositados na superfície marinha da península de San Kung.

De acordo com os pesquisadores, nos próximos anos estes painéis irão ajudar a restaurar uma área de pelo menos 40 m² de recifes de corais.



Fonte: CicloVivo - Natasha Olsen



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais