Notícias

Paisagista ensina um jeito fácil de plantar morango no jardim de casa

Compartilhe:     |  29 de maio de 2020

O morango é uma das frutas consumidas in-natura mais populares do mundo e possui um dos sabores mais desejados em criações gastronômicas. Se você já sonhou em ter uma produção orgânica em casa, a boa notícia é que o morangueiro pode, sim, ser cultivado em uma horta caseira, como fez a bióloga e paisagista Thalita Vitachi em sua casa, em Campinas (SP).

De origem europeia, o morangueiro prefere um clima mais ameno já que ele é um fruto de inverno. “Maio é o mês ideal para o plantio. Ela é uma planta que gosta muito de umidade e precisa de adubação durante o cultivo. Dê preferência para adubos orgânicos líquidos, assim o morango vai crescer saudável e ficar mais saboroso”, ensina Thalita.

Como plantar morangos em uma horta caseira (Foto: Thalita Vitachi/Arquivo Pessoal )
Morangueiro na casa da paisagista Thalita Vitachi

Para criar seus morangos em vaso, Thalita optou pelo plantio em matriz. Isso significa que ela tem a planta em um vaso grande (ou um canteiro central). Dessa maneira, o pé de morango (a matriz) desenvolve fios de morango (com a fruta na ponta), que podem tornar-se mudas. “Estes fios de morango você planta em um pote ou vaso. Quando você percebe que ele já está enraizado, você corta. Assim, você cria uma muda nova”, conta.

Como plantar morangos em uma horta caseira (Foto: Thalita Vitachi/Arquivo Pessoal )
O plantio de morangos por matriz na horta caseira da paisagista Thalita Vitachi

Uma dica importante é estar atento ao local do canteiro ou vaso em que você vai plantar a nova muda. “Para colher bons morangos, o ideal é plantar a muda na beirinha do vaso e o solo precisa ser bem drenado. Outra coisa importante é que os morangos são melhores quando não encostam na terra (porque eles podem apodrecer)”, orienta Thalita.

A paisagista ensina também a técnica do mulching, que é um acabamento que se coloca no vaso ou canteiro para manter a planta úmida e adubada e proteger o seu desenvolvimento. “O benefício da técnica é que esse acabamento diminiu a evaporação da água”, explica. O ideal, no caso do morangueiro, é acrescentar o material orgânico que sobra do corte de grama ou da poda de folhas.

Image shows a hand selecting strawberries to pick. The strawberries are at "table top" height so that the picker does not have to bend down. (Foto: Getty Images)

A planta precisa de um espaço de cerca de 20 centímetros para conseguir se desenvolver bem. Além disso, como todas as frutíferas, o ideal é que ela seja bastante exposta ao sol. São necessárias seis horas de sol ao dia para o morangueiro. “Vale ressaltar que esta planta é uma herbácea perene, ou seja, a gente consegue manter a matriz do morangueiro viva durante o ano todo. É preciso deixar o vaso hidratado e adubado durante o verão para estimular a muda a frutificar na época certa e poder colher no inverno”, finaliza.



Fonte: Casa Vogue - VANESSA D’AMARO | FOTOS THALITA VITACHI/ARQUIVO PESSOAL E GETTY IMAGES



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais