Notícias

Países latinoamericanos discutem políticas agroambientais de combate à pobreza

Compartilhe:     |  17 de setembro de 2014

Por Letícia Verdi, do MMA

agricultura familiar 1024x682 Países latinoamericanos discutem políticas agroambientais de combate à pobreza

Brasil, Chile, Colômbia, México e Nicarágua trocam experiências e buscam soluções.

Na quarta e quinta-feiras (17 e 18/09), acontece a oficina Diretrizes Voluntárias para Políticas Agroambientais no Contexto da Segurança Alimentar e o Combate à Fome. Brasil, Chile, Colômbia, México e Nicarágua se reúnem, em Brasília, para compartilhar experiências bem-sucedidas de desenvolvimento rural sustentável, agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional.

O objetivo é encontrar formas de reduzir a pobreza rural e a insegurança alimentar nesses países. Durante a oficina, serão estabelecidas diretrizes agroambientais voluntárias a serem adotadas pelos países participantes, a partir do diagnóstico do projeto até agora. Serão destacadas as políticas que promovem a agricultura de base ecológica. As diretrizes voluntárias podem ser relativas ao manejo do fogo e à governança responsável da posse da terra e dos recursos pesqueiros e florestais, por exemplo.

O projeto faz parte do programa de cooperação internacional firmado entre o governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O projeto começou em 2008 e, em dezembro de 2013, foi realizada uma oficina regional de avaliação dos resultados, também em Brasília.

Resgate

Segundos os princípios do projeto, o desenvolvimento rural deve promover uma relação sustentável nos aspectos ambientais, sociais e econômicos, resgatando os modos de vida da população rural. O desenvolvimento sustentável tem como premissa o respeito aos sistemas e processos naturais e culturais, a conservação da biodiversidade, o uso de fontes renováveis de energia e tecnologias de baixo impacto ambiental, além da busca de padrões de consumo sustentáveis e o fortalecimento da participação no processo de tomada de decisões.

A oficina será no Auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizado no Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco D, 11º andar, Edifício Palácio do Desenvolvimento, em Brasília (DF). O horário é das 9h às 17h.

Para mais informações: leandro.palos@mma.gov.br / telefone: (61) 2028-1006.

 



Fonte: Minsitério do Meio Ambiente



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Leia Mais