Notícias

Para evitar caracóis na horta, animais devem ser atraídos por isca e eliminados mecanicamente

Compartilhe:     |  7 de junho de 2015

Antes, enterrávamos no quintal de casa todas as cascas de frutas utilizadas, mas começaram a surgir caramujos que grudavam nas folhas das hortaliças, como alface, almeirão, chicória e repolho, plantadas em nossa horta. Então, passamos a fazer o descarte dos restos orgânicos diretamente no balde de lixo, porém os caramujos continuam atacando nossos plantios. Como evitar essa praga?Ivo Antonio Bernardi Toledo (PR)

Para eliminar caracóis é necessário fazer uma isca para atraí-los e, depois, eliminá-los mecanicamente. Molhe uma estopa, ou um pano, com cerveja e coloque-o próximo às plantas em que os caracóis costumam aparecer. O indicado é instalar a isca no fim da tarde, pois esses animais têm hábitos noturnos. Na manhã do outro dia, recolha os caracóis e deposite-os em um saco. Em seguida, com o cabo de uma enxada, ou com uma madeira, destrua os invasores e jogue os restos em uma lixeira. Ressalte-se nunca por os animais vivos no lixo, pois eles se proliferam nos aterros sanitários. Previna-se usando luvas ao fazer o procedimento, pois caso se trate de caramujos gigantes africanos, eles transmitem doenças.

CONSULTORA: CAROLINE PINHEIRO REYES, analista da área de entomologia da Embrapa Hortaliças, Rodovia Brasília/Anápolis, BR 060, Km 09, Caixa Postal 218, CEP 70359-970, Brasília, DF, tel. (61) 3385.9110, cnph.sac@embrapa.br



Fonte: Revista Globo Rural - João Mathias



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais