Notícias

Paraíba na vanguarda das ações de proteção e educação ambiental

Compartilhe:     |  19 de novembro de 2018

A Paraíba ocupa uma posição de vanguarda na adoção de políticas públicas ambientais, com destaque para as ações voltadas à promoção da educação ambiental e à implantação de planos de manejo nas áreas de proteção ambiental. Um dos destaques da atual gestão estadual é a atuação da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEDA) da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

Um dos principais focos de gestão da autarquia sobre as questões ambientais, no Estado da Paraíba, é justamente a educação ambiental. De 2016 até novembro deste ano, a Coordenadoria de Educação Ambiental da autarquia realizou várias ações contemplando diversos municípios da Paraíba e chegando a sensibilizar mais de 50 mil pessoas acerca das causas ambientais. Dentre as atividades, destacaram-se palestras, oficinas, minicursos, ações voltadas à cidadania, inclusão e sustentabilidade.

“A CEDA hoje é reconhecida na Paraíba pelos belos trabalhos que tem feito nessa questão da educação ambiental. Ela é uma escola de educação ambiental que tem sido um exemplo de coisa boa, principalmente para a conscientização na infância e na juventude. Eu acredito na educação, pois é através da educação que se modifica as pessoas. A educação não modifica o mundo não, modifica as pessoas, e as pessoas modificam o mundo”, sentencia o superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho.

A Coordenadoria de Educação Ambiental da Sudema tem como objetivos planejar, executar, coordenar e avaliar as atividades educativas e informativas da política ambiental do Estado, junto aos órgãos governamentais, não governamentais e a população em geral. Durante a gestão, a CEDA buscou investir na diversidade de conteúdo e sensibilização da sociedade em geral no que diz respeito à preservação ambiental, com palestras sobre sustentabilidade e dicas de combate ao desperdício; comemorações de datas alusivas às questões ambientais; ações sociais voltadas à consciência da população em geral; oficinas de reutilização de material pet e de sabão ecologicamente correto.

De acordo com informações da coordenadora da Educação Ambiental, Taciana Wanderley, a ceda também promoveu diversos projetos como cursos de “Boas práticas ambientais”, campanhas “Praia limpa”, “Educar para preservar”, “Sudema na escola”, “Colônia de férias ambientais”; além de ações de inclusão social como o projeto “Semeando a inclusão junto às crianças autistas” e a parcerias realizadas com o Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena.

A Coordenadoria de Educação Ambiental participa da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental no Estado da Paraíba (CIEA/PB); da Comissão Organizativa de Educação para Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente (COE);  da Comissão EIA-RIMA; da Comissão PEMAV; além do Comitê Estadual de Educação do Campo e do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude (COIJUV).

Com relação à Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental no Estado da Paraíba, ela é formada por 44 representantes do poder público, da sociedade civil e de instituições convidadas. A comissão é inédita na Paraíba e tem como objetivo alavancar as ações voltadas à promoção da educação ambiental. A Ciea é um espaço democrático e participativo para o planejamento de políticas públicas educativas e ambientais. A Comissão é vinculada à Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact) e à Secretaria de Estado de Educação (SEE), e foi instituída pelo Governo do Estado, por meio de decreto, no ano de 2015.



Fonte: Jornal A União - Alexandre Nunes



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Medicamentos e remédios caseiros: o que fazer e o que não fazer?

Leia Mais