Notícias

Parques infantis sustentáveis reaproveitam tênis e pneus

Compartilhe:     |  19 de março de 2020

A Oikotie, empresa de arquitetura e design para áreas de lazer infantis, apostou na sustentabilidade como forma de crescimento empresarial e inovação. Reaproveitando calçados de borracharia Nike Grind e pneus a empresa desenvolve pisos recicláveis com absorção de impacto para parques infantis, promovendo a segurança e a reciclagem.

“A superfície de absorção de impacto dos nossos espaços é única, utilizamos pneus de veículos comerciais reciclados que passam por um processo complexo para eliminar qualquer tipo de toxicidade e borracha Nike Grind, tecnologia com foco na sustentabilidade e responsável pela reciclagem dos solados de tênis. Dessa forma, tornamos nossos projetos em lugares seguros para as crianças” revela Isabel Seabra, uma das fundadoras da Oikotie.

Composto de 72% de material reciclado, cada metro quadrado do piso usado pela empresa contém borracha de aproximadamente 20 pares de tênis e um pneu de veículo comercial. Usando a borracha dos pneus e dos tênis, desta maneira impede-os de serem descartados nos locais de aterro de resíduos, que já estão saturados.

Como é feito o piso reciclado dos parques infantis

Por meio do programa Reuse-A-Shoe (Reutilize um sapato), lançada no Reino Unido em 2004, a Nike recolhe tênis usados, de qualquer marca, nos pontos de arrecadação e enviam para reciclagem para criar uma borracha granulada chamada Nike Grind.

Foto: Divulgação

A Oikotie então recebe o Nike Grind e o utiliza para criar pisos de amortecimento de impacto dos seus parques infantis. Em troca, ela devolve uma parte do valor a vários programas a favor da criança como o ‘Let Me Play’ (“Deixa-me Brincar”) da Nike.

“Este programa promove estilos de vida mais saudáveis para as crianças e conduz a uma mudança social positiva com esporte e diversão, principalmente em áreas mais desfavorecidas”, conta Susana.

Foto: Divulgação


Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: saiba tudo sobre o assunto

Leia Mais