Notícias

Pássaro pré-histórico que pesava o mesmo que urso polar é descoberto em caverna na Europa

Compartilhe:     |  30 de junho de 2019

Um gigante pássaro pré-histórico que pesava o mesmo que um urso polar foi descoberto em uma caverna da Crimeia, na Ucrânia, na costa do Mar Negro .

A criatura, que não voava e pesava 450 kg, viveu entre 1,5 milhão a 2 milhões de anos atrás e pode ter sido uma fonte de carne, ossos, penas e cascas de ovos para os primeiros caçadores humanos.

Com 3,5 metros de altura, era cerca de três vezes maior do que os avestruzes de hoje e, portanto, se deslocaria muito mais rápido. A velocidade pode ter sido essencial para sua sobrevivência, considerando que estava rodeado por predadores.

A espécie Pachystruthio dmanisensis já era conhecida pelos cientistas, mas ainda não se sabia o seu tamanho, de acordo com um artigo publicado no “Journal of Vertebrate Paleontology”. Até agora, acreditava-se que estas aves gigantescas só existiram em Madagascar, Nova Zelândia e Austrália.

— Ainda não temos dados suficientes para dizer se esta espécie está mais relacionada a avestruzes ou a outras aves. Vemos esse peso formidável e o fato de que seu tamanho é o triplo do maior pássaro vivo, o avestruz comum, e quase o mesmo que um urso polar adulto — diz o autor da pesquisa, Nikita Zelenkov, da Academia de Ciências da Rússia.



Fonte: Extra



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Entenda a Gravidez Psicológica em Cadelas!

Leia Mais