Notícias

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!

Compartilhe:     |  23 de abril de 2019

Visite esses lugares incríveis enquanto é tempo!

Existem mais de mil Patrimônios Mundiais da UNESCO, dos quais cerca de 830 são culturais. Esses lugares são grandes marcos, que carregam uma relevância cultural, histórica ou científica tão forte que tratados internacionais foram assinados no intuito de protegê-los. No entanto, 56 deles estão atualmente em perigo e, a menos que medidas sejam logo tomadas, podem desaparecer em breve, segundo o site da UNESCO.

 

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Cidade Mercantil Marítima de Liverpool,, Reino Unido – Importância: suas seis áreas no centro histórico e nas docas de Liverpool tiveram papel essencial para impulsionar o desenvolvimento de um dos principais centros comerciais do mundo nos séculos XVIII e XIX.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Cidade Mercantil Marítima de Liverpool, Reino Unido – Por que está ameaçada: a UNESCO incluiu a área na lista dos patrimônios mundiais em perigo em 2012, após projeto de  renovação na zona portuária.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Centro histórico de Shakhrisyabz, Uzbequistão – Importância: localizado na antiga Rota da Seda, no sul do país, este centro histórico, com origens de cerca de dois mil anos atrás, serviu como ponto cultural e político da região de Kesh nos séculos XIV e XV.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Centro histórico de Shakhrisyabz, Uzbequistão – Por que está ameaçado: a UNESCO adicionou o lugar à lista do patrimônios mundiais com risco de extinção em 2016 como consequência do desenvolvimento e da proposta de turismo, que podem resultar na demolição de prédios históricos.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Cidade antiga de Alepo, Síria – Importância: situada em meio às diferentes rotas comerciais do segundo milênio a.C., Aleppo testemunhou a ascensão e queda de impérios e civilizações, incluindo os hititas, os assírios, os árabes, os mongóis e os otomanos.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Cidade antiga de Alepo, Síria – Por que está ameaçada: em 2013, a  UNESCO  acrescentou Aleppo – assim como outras seis cidades sírias – à lista das maravilhas que podem desaparecer, após a intensificação do conflito armado no país.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Monumentos medievais do Kosovo, Sérvia – Importância: as quatro principais construções do local refletem a imponência da cultura eclesiástica bizantina-românica.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Monumentos medievais do Kosovo, Sérvia – Por que estão ameaçados: a UNESCO incluiu os monumentos à sua lista de patrimônios mundiais em perigo em 2006 devido ao aumento da instabilidade política da região.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Chan Chan, Peru – Importância: como capital do reino Chimu, Chan Chan foi uma grande cidade no antigo vale Moche. Durante o século XV, foi uma das maiores áreas pré-colombianas da América do Sul

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Chan Chan, Peru – Por que está ameaçado: no mesmo ano que o lugar foi designado Patrimônio da Humanidade, em 1986, a UNESCO o incluiu na lista dos monumentos que podem desaparecer em um futuro breve. A atividade agrícola ilegal e o desenvolvimento urbano iminente são alguns dos problemas que Chan Chan enfrenta.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Cirene, Líbia – Importância: Cirene, fundada pelos gregos da ilha de Thera (atual Santorini), era uma das principais cidades do mundo helênico. Mais tarde, foi tomada pelos romanos, que continuaram a desenvolvê-la até os terremotos de 262 e 365 d.C. devastarem o lugar, de acordo com o Ancient History Encyclopedia.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Cirene, Líbia – Por que está ameaçada: a UNESCO acrescentou a cidade – bem como cinco outros lugares da Líbia – aos patrimônios comprometidos em 2016, após danos causados por tensões no país, de acordo com o The Libya Observer.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Cidade Antiga de Jerusalém e suas muralhas, Jerusalém – Importância: considerado um local sagrado, o significado cultural de Jerusalém é imenso. Por exemplo, o Domo da Rocha, um santuário islâmico do século VII, é reconhecido por três religiões como o lugar do sacrifício de Abraão.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Cidade Antiga de Jerusalém e suas muralhas, Jerusalém – Por que está ameaçado: a UNESCO incluiu Jerusalém à lista dos patrimônios mundiais em perigo em 1982 em virtude da destruição de propriedades religiosas, do desenvolvimento urbano, da falta de manutenção da área, entre outras razões.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Samarra, Iraque – Importância: ao longo do século IX, essa capital islâmica tinha muito poder para governar outras províncias do Império Abássida, que se estendiam da Tunísia à Ásia Central.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Samarra, Iraque – Por que está ameaçada: no mesmo ano em que a UNESCO designou a cidade arqueológica de Patrimônio Mundial Cultural, em 2007, Samarra foi apontada como uma maravilha com risco de extinção por ter problemas em relação à falta de gestão das autoridades, um grande obstáculo para a preservação física do lugar.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Santiago Humberstone e Santa Laura, Chile – Importância: as duas mais antigas refinarias de salitre ao norte do Chile serviram de comunidade para milhares de trabalhadores até se tornarem cidades-fantasmas nos anos 50.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Santiago Humberstone e Santa Laura, Chile – Por que estão ameaçadas: a UNESCO  incluiu as cidades-fantasmas, em 2005, na lista dos patrimônios em perigo, quando o terremoto de Tarapacá causou danos significativos ao local.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Centro Histórico de Viena, Áustria – Importância: a capital do país evoluiu dos primeiros assentamentos celtas e romanos para uma cidade medieval e barroca, culminando na sede do Império Austro-Húngaro, época também em que se tornou o principal centro musical europeu.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Centro Histórico de Viena, Áustria – Por que está ameaçado: a UNESCO adicionou, em 2007, o centro histórico aos patrimônios mundiais com risco de desaparecimento por causa de um projeto audacioso de construções, que poderia causar impactos negativos à área e ao entorno, segundo o The Guardian.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Potosí, Bolívia – Importância: situado a quatro mil metros acima do nível do mar, Potosí foi considerado o maior complexo industrial do mundo no século XVI, resultado de suas minas de prata.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Potosí, Bolívia – Por que está ameaçado: a UNESCO informou em 2014 que a degradação do Cerro de Potosí, causada pela continuidade das operações de mineração, era um ameaça para a sobrevivência desse patrimônio.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Abu Mena, Egito – Importância: A cidade santa, o complexo do mosteiro e o centro de peregrinação cristã foram construídos sobre a tumba do mártir Menas de Alexandria, que morreu no final do século III. 

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Abu Mena, Egito – Por que está ameaçado: de acordo com a UNESCO, o sítio arqueológico entrou, em 2001, na lista dos patrimônios com risco de extinção, após esforços agrícolas na área que levaram a um aumento considerável dos níveis de água no solo, fazendo com que várias outras estruturas entrassem em colapso.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Tumba de Askia, Mali – Importância: acredita-se que esta estrutura de 17 metros, construída em 1495, seja o local de sepultamento de Askia Mohammad I (às vezes, grafado Muhammad ou Mohamed), um imperador do Império Songhai.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Tumba de Askia, Mali – Por que está ameaçada: a UNESCO incluiu a tumba à temida lista em 2012 por causa das ameaças causadas pelo conflito armado na região.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Portobelo-San Lorenzo, Panamá – Importância: as fortificações no lado caribenho do Panamá foram construídas nos séculos XVII e XVIII pela Coroa Espanhola para proteger o comércio transatlântico.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Portobelo-San Lorenzo, Panamá – Por que estão ameaçadas: a UNESCO acrescentou as construções históricas à lista dos patrimônios que podem deixar de existir em breve devido aos fatores ambientais, falta de manutenção e o desenvolvimento urbano.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Coro, Venezuela – Importância: Datada de 1527, esta cidade é única pela fusão de tradições locais, espanhol mudéjar, antilhano e estilos arquitetônicos holandeses.

Patrimônios mundiais que podem desaparecer a qualquer momento!Coro, Venezuela – Por que está ameaçada: a cidade portuária entrou na lista dos patrimônios em perigo em 2005. Segundo a UNESCO, dois anos consecutivos de fortes chuvas danificaram consideravelmente vários edifícios, de acordo com o Smithsonian.



Fonte: Stars Insider



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais